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Como ter uma marca empregadora irresistível para os jovens

Gabrielli Gomes
Gabrielli Gomes

02 janeiro 2023
Atualizado em: 02 janeiro 2023

Na medida em que as organizações constroem um ambiente de competitividade e implementam as melhores estratégias para a inovação, aquelas que atraem os melhores talentos reconhecem a importância de se ter uma marca empregadora irresistível para os jovens. 

A marca empregadora, ou employer branding, se caracteriza pelas práticas cultivadas por empresas com o objetivo de conquistar boas avaliações no mercado. É a imagem que uma empresa estabelece no mercado de trabalho, visando atrair e reter os talentos mais qualificados e aderentes ao perfil cultural da organização. 

O contexto de employer branding está fortemente associado à área de recrutamento, uma vez em que, visa atrair e reter os jovens e diminuir o turnover. 

Se a sua empresa, independentemente do tamanho, deseja atrair os profissionais mais qualificados e com valores alinhados aos da empresa, então você precisa urgentemente trabalhar para fortalecer a marca empregadora.


A importância de criar uma marca de sucesso 


Se a sua empresa fosse uma pessoa, que tipo de pessoa ela seria? E quais são os tipos de perfis de pessoas que ela atrairia? 

Perguntas como essas são muito importantes na hora de fortalecer a sua marca empregadora, pois dará um norte de como criar um ambiente de atração onde os profissionais desejam trabalhar. Se a organização é considerada um ótimo local de trabalho, é bem provável que sua marca empregadora tenha muita força no mercado.

Empresas que construíram sua marca empregadora têm áreas específicas de employer branding para criar e manter essa boa reputação. Os recrutadores, muitas vezes, são os principais especialistas em marca empregadora e experiência do colaborador. 

Entretanto, é de suma importância compreender que para a construção da reputação da marca no mercado não é papel somente do recrutador, mas também, dos colaboradores como um todo. Uma vez em que tenham uma ideia muito clara de quem são enquanto marca, terão uma grande responsabilidade de manter e procurar por traços que já são comuns entre si. 

E esse é justamente o trabalho que as áreas de employer branding têm focado, em comunicar para os colaboradores e para o mercado os principais elementos de cultura e recompensa. Dessa forma, o público externo entende a ‘’personalidade’’ da marca e tem algum tipo de identificação e atração pela marca, desejando fazer parte do time.  Por isso, é necessário que haja uma forte consistência entre o que a empresa é, internamente, e o que ela comunica ao público externo.

De acordo com um levantamento do Great Place to Work das 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, os cinco principais fatores para a permanência dos colaboradores nas empresas são:

  • oportunidade de crescimento
  • qualidade de vida
  • alinhamento de valores
  • remuneração e benefícios
  • estabilidade


O conceito de EVP - Employee Value Proposition, conhecido como Proposta de Valor ao Colaborador, traduz muito bem as intenções para entrar e permanecer em uma organização. 

EVP é como um imã que atrai os candidatos para a sua empresa. Essa proposta é o que a empresa vai oferecer ao colaborador a escolha - desde a questão financeira, como salário e benefícios, até um bom clima organizacional, propósito de trabalho, missão, visão e valores.

Uma proposta de valor atrativa é fundamental para estabelecer no mercado uma forte marca empregadora.


5 passos para construir uma marca empregadora: 


Conheça a cultura organizacional da empresa


Toda empresa tem uma cultura organizacional, ou seja, um conjunto de crenças, valores e comportamentos compartilhados internamente.

É importante que os pilares que compõem a cultura organizacional da empresa estejam claros e alinhados com os colaboradores. 

Em relação à marca empregadora, a forma como a empresa se define e os seus objetivos, constroem a imagem da organização. A GPTW incentiva 9 práticas como os pontos-centrais de uma cultura forte e baseada na confiança, lealdade e colaboração, sendo eles: contratar e receber; inspirar; falar; escutar; desenvolver; compartilhar; cuidar; celebrar e agradecer.


Faça uma boa integração do colaborador 


Não adianta ter uma boa EVP e construir uma cultura organizacional atrativa, mas quando esses colaboradores entram na empresa, encontram sérios problemas de incompatibilidade.

Promova ações que comuniquem e reforcem os elementos da EVP para os colaboradores da sua empresa. 

Um bom exemplo disso são os kits de onboarding fornecidos a novos contratados. Ou planejar ações ao longo do ano que reforcem a cultura da empresa.
Essas atividades proporcionam ao colaborador o sentimento de pertencimento e, através disso, podem se sentir mais motivados a realizar um bom trabalho. 


Divulgue vagas com base na cultura organizacional 


Se a sua empresa está em fase de buscar profissionais qualificados e com alta aderência cultural à empresa, o próximo passo é criar vagas em plataformas que gerem um grande alcance para a sua publicação e que já possuam o olhar dos profissionais que você deseja atrair a curto, médio e longo prazo.

A divulgação das vagas deve refletir a cultura organizacional da empresa. Conteúdo, linguagem, design, canais, tudo deve ser uma prévia das crenças, valores e comportamentos compartilhados no ambiente de trabalho. 


Engaje sua equipe com endomarketing 


O endomarketing é uma ferramenta indispensável para atrair e reter talentos, pois corresponde às estratégias para o seu público interno, com o objetivo de trazer valor à imagem da empresa junto aos colaboradores. Essas ações ocorrem entre as áreas do marketing e RH, quando lembramos dos aniversários, oferecemos brindes e recompensas, celebramos uma conquista coletiva e entre outros. 


Crie um programa de estágio de férias 


Um exemplo disso é o estágio de férias, que funciona no período de férias desses jovens. Assim, eles podem se dedicar sem comprometer o período de seus estudos e contribuir com hard skills na atuação de projetos fechados entre as áreas. 


Com a Preparo você pode criar essa marca empregadora irresistível implementando um estágio de férias 

Nós conhecemos os melhores talentos do mercado e queremos ajudar você a selecioná-los  através da nossa plataforma. 


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