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Como o BTG Pactual Conquistou uma Comunidade Altamente Engajada em seus Processos Seletivos

BTG Pactual
BTG Pactual

16 maio 2023
Atualizado em: 23 maio 2023

O BTG Pactual — maior banco de investimentos da América Latina criou o #BTGFazTech com o objetivo de mostrar que mesmo sendo um banco de investimentos com 39 anos de história, a tecnologia utilizada não é ultrapassada, e sim de ponta.


O #BTGFazTechNaFacul nasceu de feiras e eventos em um programa exclusivo de estágio com o propósito de se tornar uma das principais opções de carreira para os universitários de tecnologia.


Por impulsionar o desenvolvimento de talentos de todo Brasil, garantindo possibilidades de aprendizados sobre o ambiente de trabalho e conexão entre colaboradores seniores e universitários, o banco conquistou uma comunidade altamente qualificada e engajada em seus processos seletivos com a criação de eventos — também conhecidos como roadshows.


O #BTGFazTechNaFacul, roadshow do BTG, conta com o suporte dos especialistas em employer branding da Preparo.

 

Saiba como o BTG Pactual conseguiu estruturar o projeto e como conseguiu fortalecer sua marca empregadora com universitários das melhores faculdades do país. ⬇

Sobre o BTG Pactual 

O BTG Pactual é um dos principais bancos de investimento e o maior da América Latina, com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro. A instituição oferece uma ampla gama de serviços financeiros, incluindo banco de investimento, gestão de ativos, gestão de fortunas, corretagem e trading. 


O BTG Pactual é reconhecido por sua cultura empresarial inovadora, focada em resultados e por sua abordagem orientada para proporcionar o melhor para o cliente. Além disso, o banco é líder em tecnologia financeira, oferecendo soluções digitais inovadoras para seus clientes em todo o mundo.


Atualmente com mais de 1.400 pessoas na área de tecnologia, é marca registrada do BTG ter os melhores talentos. 

Com o BTG Faz Tech, o banco busca atrair os melhores talentos da área de tecnologia, oportunidades de estágio, premiações de cases e desenvolvimento profissional.


Desafios do BTG Pactual 

O principal desafio do banco BTG não era relacionado à sua notoriedade ou visibilidade para atrair os jovens talentos, e sim promover aproximação constante entre os talentos e as soluções que são desenvolvidas nas diversas áreas do banco.


Os principais desafios para o banco são praticamente os mesmos de grandes empresas de tecnologia:

  • altos níveis de concorrência por profissionais do setor— mercado financeiro e tecnologia;
  • busca por talentos que estejam atualizados com as frentes e soluções propostas no segmento; 
  • atração de pessoas com alinhamento cultural e valores;
  • retenção de talentos cada vez mais competitiva e difícil;
  • grande volume de informações nas áreas de atuação para divulgar para o mercado como conhecimento produzido por seus times.


Em resumo, recrutar pessoas qualificadas significa um desafio dobrado no qual o BTG Pactual investe para se manter competitivo.


Como a Preparo ajudou o BTG a fortalecer sua marca empregadora entre os jovens talentos da Geração Z

O BTG Pactual procurou a Preparo para encontrar os melhores talentos espalhados pelo Brasil. 


Por meio dos eventos com temáticas da área de tecnologia e palestras dos líderes, foram planejados os roadshows e o calendário de eventos presenciais e online para jovens universitários com interesse em assuntos relacionados à essa área de atuação.


Antes de conhecer a solução de assessoria em eventos employer branding da Preparo, os eventos eram feitos raramente e o relacionamento com os universitários eram pontuais. O formato e estratégias dos eventos foram repensados  em conjunto com a Preparo, que conhece a necessidade dos jovens e objetivos da marca empregadora, fazendo a ponte dos interesses entre ambos. 


Foi assim que surgiu a ideia de organizar os eventos #BTGFazTechNaFacul em parceria com a Preparo para jovens universitários interessados por tecnologia e que desejam seguir carreira na área.” — Marcos Vinícius, Founder e CEO Preparo



📽️ Veja um resumo de como foi a semana de eventos do #BTGFazTechNaFacul

Por isso, a atuação colaborativa é um dos diferenciais do serviço de Employer Branding da Preparo, que une o know-how da marca empregadora em transmitir seus valores, informações técnicas e profissionais experientes e a expertise em divulgar e proporcionar a experiência que os jovens buscam para estarem preparados para oportunidades de empresas como o BTG Pactual.



🏢Construa uma comunidade de talentos e fortaleça sua marca Empregadora
- Assessoria de Employer Branding com a Preparo


Resultados do #BTGfazTechnaFacul com a Preparo 

A parceria entre o BTG Pactual e a Preparo começou em 2022 e já rendeu bons resultados para o banco em termos de atração e identificação de jovens talentos altamente qualificados e diversificados em todo o país. 


Além disso, os eventos do #BTGFazTechNaFacul promovidos em conjunto ajudaram a fortalecer a imagem e a reputação do banco entre a comunidade acadêmica.

Esse compromisso em promover acesso aos aprendizados sobre as áreas e atualização das tecnologias que o banco utiliza em seus serviços, promove um grande benefício para o BTG, gerando um efeito de funil para o recrutamento eficaz e eficiente

  1. os jovens recebem os convites para participar dos eventos #BTGFazTechNaFacul;

  2. inicia-se um processo de relacionamento com os organizadores do roadshow e maior interação nas mídias sociais;

  3. os jovens se planejam para estarem presentes no evento presencial na sede do BTG ou no encontro online e divulgam o evento e aprendizados para amigos, colegas de faculdade e nas redes sociais;

  4. a presença dos jovens nos roadshows eleva o nível de consciência deles desde o conhecimento sobre as soluções e tecnologias até saber como iniciar a carreira no BTG;

  5. o nível de informações e networking com os profissionais do BTG fortalece os vínculos e aproxima aqueles que se identificam com a cultura da empresa;

  6. assim, os jovens passam a “desejar” trabalhar no BTG e aplicar seus currículos para participar dos processos seletivos;

  7. esses talentos que ultrapassaram a primeira barreira de conhecer o ambiente de trabalho e potenciais líderes com quem irão trabalhar, são altamente engajados nos processos seletivos;

  8. os jovens que participam dos eventos do #BTGFazTechNaFacul possuem habilidades técnicas e socioemocionais melhor qualificadas para as vagas, justamente porque orientam suas experiências acadêmicas e profissionais para o perfil desejado e aumentam as chances de serem contratados pelo BTG Pactual.

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Ou seja, o investimento em promover roadshows tão bem estruturados gera resultados muito além da forma tradicional de recrutar talentos: 


+725 Jovens participantes dos RoadShows em 2022;


+ 150 Vagas preenchidas;


+ 60 Eventos on-line e presenciais do Norte ao Sul do Brasil;


+ 400 Instituições estudantis alcançadas.


Além dos números, o #BTGFazTechNaFacul também gerou:

  • conexão do gestores do BTG com a comunidade universitária — mais de 400 instituições de ensino do Brasil;
  • maior proximidade com jovens talentos;
  • fomento ao ecossistema de inovação e do mercado financeiro
  • aumento no número de inscritos em seus processos seletivos para posições júnior como estágio e trainee;
  • maior alcance e marcações nas redes sociais;
  • fortalecimento da marca com o público-alvo;
  • candidatos melhor qualificados e com fit cultural;
  • contratações bem-sucedidas.


As projeções de crescimento são expressivas e muito positivas. Até o momento já contamos com 466 participantes nos eventos até abril deste ano. E até o final de 2023*, serão realizados 3 vezes mais eventos e alcançaremos um crescimento aproximado de 283%  no número de participantes dos eventos #BTGFazTechNaFacul. (*em relação ao número de eventos do último ano)


Muito mais do que números, o BTG alcançou o seu principal objetivo: manter a marca fortalecida e mostrar aos talentos da nova geração que o BTG possui um ambiente de muita inovação e oportunidades de crescimento.


Depoimentos

Eu tive a sorte de trabalhar com Preparo. O trabalho deles na aproximação de talentos é simplesmente excelente, e eu fiquei impressionado com a qualidade dos candidatos que conheci por meio dessa parceria.


Além disso, a equipe da empresa foi extremamente profissional e prestativa durante todo o processo, garantindo que tudo fosse feito de maneira eficiente e eficaz. E, em particular, a parceria foi muito vantajosa, pois pudemos desenvolver um roadshow junto a diversas instituições de ensino de norte a sul do país.


Se você está procurando uma empresa que possa ajudá-lo a encontrar os melhores talentos para sua empresa ou se é um universitário em busca de oportunidades de carreira, eu recomendo altamente essa empresa”.  — Guilherme Cruz - Tech Recruiter | Employer Branding @BTG Pactual

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É possível fortalecer sua marca empregadora e garantir a contratação de jovens talentos sem perder tempo e dinheiro com a ajuda de um time de especialistas em employer branding em roadshows das maiores empresas do Brasil e do mundo.


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