RH Digital — Saiba o que é e Como Usar a Tecnologia a Seu Favor
Dryelly Araujo
02 março 2023
Atualizado em: 22 maio 2023
A tecnologia é uma grande aliada do setor de Recursos Humanos. Com o RH digital, é possível agilizar processos, reduzir erros e aumentar a eficiência do departamento. No entanto, muitas empresas ainda não exploram todo o potencial da tecnologia nessa área. Para que você possa ter uma visão mais abrangente sobre o tema, vamos abordar neste artigo a importância da digitalização do RH e apresentar as principais formas de como usar a tecnologia a seu favor em suas rotinas.
O que é RH digital?
O RH digital é a aplicação da tecnologia na gestão de pessoas. Isso significa que as empresas estão utilizando recursos tecnológicos para otimizar os processos de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento e gestão de benefícios dos colaboradores. Os principais recursos usados nas rotinas do RH incluem a automação de processos e de tarefas rotineiras, como triagem de currículos, agendamento de entrevistas e envio de feedbacks, pode economizar tempo e recursos valiosos.
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Assim como a automação, que “funciona sozinha” depois da inclusão das informações, a digitalização de atividades que eram feitas presencialmente também fazer parte da transformação do RH convencional para o RH digital.
Um exemplo disso são as videoconferências, para entrevistas e dinâmicas à distância, interação com times remotos e participação de eventos digitais. Há muitas plataformas com recursos para todo tipo de necessidade. Esse tipo de investimento aumenta o engajamento dos times, e contribui com a economia de tempo e dinheiro em deslocamentos.
Em tempos de saltos de desenvolvimento em técnicas e ferramentas para o trabalho, os líderes de RH conseguem otimizar planos de desenvolvimento individuais (PDI) e coletivos com as plataformas de treinamento. Elas podem ser usadas para oferecer treinamentos online aos colaboradores e acompanhamento da evolução das habilidades em desenvolvimento, tornando o processo mais acessível e conveniente.
Por se tratar da experiência dos atuais e futuros colaboradores, as ferramentas de comunicação interna como intranets, plataformas de comunicação integrada com atividades e redes sociais corporativas, podem ser usadas para manter os colaboradores informados e engajados.
Iremos abordar mais detalhadamente no próximo tópico, como é possível tornar processos complexos em simples ações com o uso de plataformas tecnológicas com inteligência artificial.
O papel da inteligência artificial no RH digital
Muito se fala sobre os avanços da Inteligência Artificial (IA) em áreas como marketing, vendas e crescimento dos negócios (growth). O uso de plataformas com IA na área de recursos humanos, assim como em outras áreas, já é possível e faz parte das rotinas de médias e grandes empresas.
É imprescindível que os gestores e líderes de RH saibam como inserir o seu uso das atividades dos times e avançarem junto com as demais áreas da empresa para que se mantenha competitivo o capital intelectual e humano da empresa.
Por ser usada para analisar grandes volumes de dados e identificar tendências e padrões com uma agilidade superior a outros mecanismos, no RH digital a inteligência artificial tem desempenhado um papel cada vez mais importante e estratégico, ajudando líderes a melhorar a eficiência e a eficácia das operações e fornecer insights acionáveis para apoiar a tomada de decisões de negócios.
Como usar essa tecnologia a seu favor nas rotinas de RH?
Algumas áreas em que a IA está tendo um impacto significativo no RH digital são:
- Recrutamento e seleção: a IA pode ser usada para analisar currículos, identificar candidatos qualificados e até mesmo realizar entrevistas virtuais. De acordo com uma pesquisa da empresa de consultoria EY (Ernest Young), mais de 50% das empresas estão usando a IA para melhorar o recrutamento.
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- Treinamento e desenvolvimento: o uso da inteligência artificial contribui com a personalização do aprendizado, em que é possível identificar lacunas de habilidades e até mesmo fornecer feedback em tempo real para os funcionários. De acordo com a Harvard Business Review (HBR), a IA pode ajudar a melhorar a eficácia do treinamento em até 60%.
- Engajamento dos funcionários: a IA pode ser usada para medir o nível de engajamento dos funcionários, identificar problemas e fornecer soluções personalizadas para melhorar o envolvimento. Segundo a pesquisa da Gartner, até 85% das grandes empresas usarão tecnologias de análise de dados para melhorar o envolvimento dos funcionários.
- Análise de dados: talvez o uso mais comum e que era mais complexo antes da IA. Com o uso da inteligência artificial no RH, ficou simples analisar grandes conjuntos de dados de diferentes áreas e obter métricas ainda mais precisas. A Harvard Business Review divulgou que a IA pode ajudar a melhorar a precisão das previsões de negócios em até 73%.
A IA está transformando o RH e os avanços podem ser observados nos resultados das empresas que abraçam essa tecnologia e estão em uma posição melhor para competir no mercado e alcançar o sucesso a longo prazo.
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