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Conheça as Tendências do Mercado para Empresas em 2023

Dryelly Araujo
Dryelly Araujo

27 janeiro 2023
Atualizado em: 28 janeiro 2023

Para estar atento às novidades do mercado sem deixar de lado as ações que funcionam para as atividades do seu negócio, é importante que você conheça o que empresas do Brasil e do mundo estão fazendo para lidar com desafios, ter mais produtividade, expandir suas operações, e conseguir se atualizar sobre os formatos de consumo e trabalho pós pandemia para ter mais lucratividade.



Desafios que ditaram as tendências para as empresas em 2023

Antes de falarmos sobre as tendências, é importante que você saiba quais foram os desafios que originaram as mudanças que serão vistas neste ano.



O “diagnóstico” dos desafios não ficaram concentrados em apenas um setor ou segmento, mas tiveram maior impacto em pequenas e médias empresas, devido à falta de acesso a capital e a dificuldade de obter empréstimos e outros tipos de financiamento.  As empresas que foram mais prejudicadas no pós pandemia incluem aquelas que dependem de interações pessoais e de grandes aglomerações de pessoas, como empresas de viagens, eventos e entretenimento, como hotéis, restaurantes, bares, teatros, parques temáticos e cinemas.


Algumas indústrias, como a de aviação, também sofreram significativamente com a queda na demanda de viagens. Outras indústrias, como a de varejo físico, também foram impactadas com o aumento da compra online.


Dentre alguns dos diversos desafios que as empresas enfrentaram em 2022,  muitos ainda são reflexo da pandemia e das transformações ocasionadas pela:


  • mudança do comportamento e estilo de vida da sociedade pós pandemia;
  • surgimento de novas plataformas de IA, cloud, integrações e pagamentos;
  • eventos nacionais e globais como a crise econômica,
  • incertezas políticas e
  • tensões entre China e EUA;


A pandemia de COVID-19 teve um impacto significativo nas empresas de todos os setores. Muitas empresas foram forçadas a fechar suas portas temporariamente, enquanto outras tiveram que se adaptar ao trabalho remoto e às restrições de viagens. Além disso, muitas empresas tiveram que lidar com a diminuição da demanda e a interrupção das cadeias de suprimentos. 


Esses fatores influenciaram negativamente na produção e lucratividade, porém foram positivos para que as empresas avançassem em outras frentes e assim pudessem se adaptar para continuar as suas atividades com a operação mais enxuta, otimizando os recursos que possuíam, repensar a forma como eram utilizados e se abrirem para conhecer possibilidades viáveis com o uso da tecnologia.


Ou seja, momentos de crise são conhecido durante toda a história por serem gatilhos para criação de oportunidades, seja para novos negócios, formas de trabalho ou mudanças de processos para mais inteligentes e menos onerosos. 


E então, quais desses desafios ditaram as tendências dos negócios para você adaptar à gestão da sua empresa?


5 Tendências do Mercado para 2023


Para ter sucesso em 2023, as empresas precisam se adaptar às mudanças que já ocorreram no mercado e às tendências emergentes, ou seja, aquelas que estão em crescimento. A seguir, estão algumas das principais tendências do mercado que as empresas podem fazer para alcançar esse sucesso:


1.Inovar

As empresas devem estar constantemente buscando novas formas de melhorar seus produtos e serviços. Isso pode incluir o uso de tecnologias emergentes, como inteligência artificial (IA) e internet das coisas (IoT), para melhorar a eficiência e a experiência do cliente.


A inovação pode ser implementada de diversas maneiras na empresa como:


inovação em produtos e serviços: muitas empresas estão investindo em pesquisa e desenvolvimento para inovar e lançar novos produtos e serviços que atendam às necessidades dos clientes e diferem da concorrência.

inovação em processos: automação e inteligência artificial para melhorar a eficiência e a flexibilidade dos processos de negócios, o que lhes permite ser mais competitivas em termos de preço e qualidade.

inovação em modelos de negócio: algumas empresas estão inovando em seus modelos de negócio, como utilizando a economia compartilhada ou aproveitando as oportunidades de negócios da internet das coisas.

inovação em marketing e vendas: algumas empresas estão inovando em suas estratégias de marketing e vendas, como usando tecnologias digitais para personalizar a comunicação com os clientes e melhorar a experiência de compra.

inovação colaborativa: algumas empresas estão trabalhando com parceiros e fornecedores para aumentar a eficiência e diminuir os riscos, além de inovar juntos em novos produtos e serviços.


💡Também é importante mencionar que a inovação não se limita apenas ao desenvolvimento de novos produtos ou processos, mas também pode incluir mudanças organizacionais, culturais e estratégicas para se adaptar ao mercado e aproveitar as oportunidades.


2. Se concentrar na experiência do cliente


As empresas já entenderam que a forma como os clientes consomem é diferente agora. Entre os perfis de clientes há aqueles que priorizam as empresas que geram uma experiência agradável de ponta a ponta. 


Entender as necessidades e os desejos dos clientes, facilita a criação e oferta de soluções que atendam a essas necessidades, transformando uma operação que a era apenas transacional e sem personalização em uma operação que aumenta o vínculo com os clientes e que incentivam a tornar-se embaixadores e advogados da sua empresa. 


Isso pode incluir personalizar a comunicação com os clientes, oferecer um suporte de alto nível ao cliente em múltiplos canais de contato, ter um canal para experimentar serviços de forma gratuita por um período limitado (freemium) e interagir com os serviços da empresa (comunidades) e garantir que  tenham uma experiência positiva em todas as interações com a empresa.

3. Investir em tecnologia


A tecnologia já não está em uma área da empresa ou é um investimento de longo prazo, e sim, um recurso essencial para muitas operações. Além de softwares e hardwares para atendimento do cliente e fornecedores, há a necessidade de  tecnologia para automatização de processos, que ajudam as empresas a agilizarem outros processos internos e indispensáveis. E assim, concentrar esforços em atividades prioritárias e dentro de um fluxo contínuo.


Em geral, a automatização de processos é fácil de usar, pois tem como objetivo tornar um processo mais fluido e com etapas organizadas para obter o resultado de forma mais ágil possível. É uma tendência adotar esse tipo de automatização para gerenciar processos seletivos para recrutamento e seleção de talentos, pois as empresas abrem oportunidades continuamente e sempre precisam fazer uma força tarefa para se auto-organizar e/ou demandar para terceiros que não conseguem personalizar essa função tão essencial: selecionar profissionais competentes e preparados para atuar no mercado. 


Um exemplo disso, são as empresas do Brasil que já utilizam a Preparo para automatizar processos seletivos, recrutar talentos e destacar oportunidades de estágio e emprego, sem ter que se preocupar com a complexidade das ferramentas, e com a tecnologia envolvida em todas etapas para aumentar a assertividade nessa tomada de  decisão.


A atenção das empresas  precisam estar voltada à essas tendências tecnológicas para que que possam entender como implementar e descentralizar processos, pode ajudá-las a melhorar suas operações e aumentar a eficiência. Isso pode incluir investir em cloud computing, automação e inteligência artificial.



4. Adotar práticas sustentáveis

As empresas precisam levar em conta o impacto ambiental de suas operações e adotar práticas sustentáveis. Há novos mercados surgindo dessas práticas e operações sendo convertidas para atender às exigências e expectativas concomitantemente dos consumidores, fornecedores, investidores, parceiros e ambiente.

Isso pode incluir investir em fontes de energia renováveis, reduzir o uso de recursos naturais, implementar programas de reciclagem e conscientização dos colaboradores quanto ao uso consciente dos recursos internos e externos como:

Economia Circular: é uma abordagem para o desenvolvimento econômico que busca maximizar o uso dos recursos, reduzir o desperdício e minimizar o impacto ambiental.

Reporting de sustentabilidade: mais empresas estão adotando a prática de relatar publicamente suas realizações e desafios relacionados à sustentabilidade, como sua pegada de carbono e suas iniciativas de diversidade e inclusão.


Investimento socialmente responsável: cada vez mais investidores estão buscando investir em empresas que adotam práticas éticas e sustentáveis.


Consumo consciente: consumidores estão se tornando cada vez mais conscientes das implicações ambientais e éticas de suas escolhas de compra, e as empresas estão se adaptando para atender às suas necessidades.


Produtos e serviços verdes: as empresas estão oferecendo cada vez mais produtos e serviços verdes, como produtos orgânicos, fontes de energia renováveis e soluções de transporte elétrico, para atender às necessidades dos consumidores e reduzir o impacto ambiental.


Inovação aberta: as empresas estão cada vez mais trabalhando com outras empresas, universidades e organizações sem fins lucrativos para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis.


Essas práticas beneficiam o ambiente como um todo e os negócios com redução de custos, eficiência energética e a reutilização de recursos. A melhoria da imagem e reputação das empresas que se comprometem com práticas sustentáveis, pois geralmente são vistas como responsáveis e comprometidas com a comunidade e o meio ambiente. O aumento da eficiência é praticamente unânime com a automação e a digitalização, além de padronizar favorece o acompanhamento das atividades e aumenta a produtividade.


As oportunidades para novos mercados e oportunidades de negócios também são aceleradas, porque as práticas sustentáveis estão em estado crescente no Brasil e em diversos países, que buscam parceiros para expandirem e criarem novas frentes de receita como a venda de produtos e serviços verdes. Assim como o acesso ao capital, por atrair investidores interessados em aplicar em empresas socialmente responsáveis.

Outro benefício em adotar as práticas sustentáveis é o cumprimento regulatório, evitando multas e sanções e adquirindo incentivos e reconhecimento por atendê-los com excelência.



5. Se adaptar as mudanças


Essa é a tendência que nunca muda, porém é acelerada a cada ano. A adaptação exige dos gestores e times o aprendizado contínuo do que é relevante para os clientes e para a operação sustentável da empresa em sua jornada de crescimento. Antes, isso poderia levar décadas para acontecer, dependendo da escala de processos, atividades distribuição geográfica da empresa.


Não há um tempo médio exato para uma empresa se adaptar às mudanças no negócio, pois depende de muitos fatores, como o tamanho e a complexidade da empresa, a natureza da mudança, a disponibilidade de recursos e a capacidade de liderança. Além disso, as diferenças regionais e culturais também podem afetar a velocidade de adaptação.


No entanto, algumas estimativas podem ser feitas sobre o tempo médio que uma empresa leva para se adaptar às mudanças no negócio no Brasil, nos EUA e na China.

🔴 No Brasil: devido às dificuldades econômicas e políticas, as empresas no Brasil podem levar mais tempo para se adaptar às mudanças no negócio. Além disso, a burocracia e a falta de recursos podem dificultar a implementação de novos processos e produtos. Algumas fontes sugerem que as empresas no Brasil podem levar de 6 meses a 1 ano para se adaptar às mudanças.

🔴 Nos EUA: as empresas nos EUA geralmente são consideradas mais ágeis e adaptáveis ​​do que as empresas no Brasil, devido às condições econômicas e políticas mais favoráveis. Além disso, as empresas americanas tendem a ter mais recursos e capacidade de liderança para implementar mudanças rapidamente. Algumas fontes sugerem que as empresas nos EUA podem levar de 3 a 6 meses para se adaptar às mudanças.

🔴 Na China: as empresas na China também são conhecidas por sua capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças no mercado. O governo chinês tem políticas econômicas e fiscais favoráveis ​​que permitem às empresas implementar mudanças de forma rápida. Além disso, as empresas chinesas geralmente têm uma estrutura organizacional mais centralizada e menos burocrática, o que facilita a tomada de decisões e a implementação de mudanças. Algumas fontes sugerem que as empresas na China podem levar de 1 a 3 meses para se adaptar às mudanças.


Podemos considerar que as empresas preparadas para mudanças no mercado e no ambiente regulatório, são aquelas que se adaptam rapidamente porque se mantém atentas ao que os seus stakeholders e recursos e tipos de comportamento que podem consequentemente afetar nas mudanças de padrão de necessidades e desejos. 



Isso pode incluir estar atento às regulamentações governamentais e às tendências econômicas e se preparar para ela. Tornar essa atenção uma atividade recorrente é uma tendência para fazer mudanças mais rápidas e conscientes dos efeitos no médio e longo prazo. Empresas competitivas olham para as tendências para respaldarem suas ações de forma estratégica: analisam o ambiente, obtêm aprendizados rápidos e tomam decisões mais assertivas com base em dados. Por isso, há tendências que não podem ser ignoradas, pois elas podem definir o sucesso da sua empresa.


Como ser uma empresa mais inovadora e atenta às mudanças do mercado?

  • utilizando tecnologias de inteligência artificial e automação para melhorar a eficiência e a flexibilidade dos processos de negócios.
  • desenvolvendo uma estratégia de diversificação para ampliar o alcance do mercado e diminuir a dependência de um ou poucos segmentos.
  • monitorando constantemente a concorrência e as tendências do mercado, para identificar oportunidades e ameaças.
  • investindo em pesquisa e desenvolvimento para inovar e lançar novos produtos ou serviços.
  • adotando uma abordagem ágil e testando rapidamente ideias e protótipos antes de lançar no mercado.
  • trabalhando com parceiros e fornecedores para aumentar a eficiência e diminuir os riscos.
  • fomentando a cultura de mudança e inovação dentro da empresa, para que todos os funcionários estejam preparados para aproveitar as oportunidades de mercado.



Como Aplicar as Tendências à Sua Empresa


Resumidamente, para ter uma crescimento relevante,  acompanhe o mercado do seu segmento para entender as tendências em transformação digital,  digitalização de processos, automação e uso de tecnologias como inteligência artificial e big data são fundamentais para aumentar a eficiência e competitividade das empresas.


Aliado às tecnologias e melhor uso dos recursos, sua empresa terá melhores condições de proporcionar uma experiência excelente para os clientes. Exige um esforço e pessoas capacitadas para reunir dados e informações para chegar ao produto/serviço ideal para o mercado.  Criar experiências personalizadas e relevantes para seus clientes para aumentam a fidelidade e o engajamento e com isso, a previsibilidade de receita e ações que beneficiam os negócios e comunidade.


Além de todas as tendências, a preocupação com o meio ambiente e a responsabilidade social está crescendo entre os consumidores e definir como a sua empresa reforça o  compromisso com práticas sustentáveis dentro e fora da empresa, atrai e retém clientes que se alinham com os valores da organização.



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