CadastroLogin

Como Elaborar Cases em Processos Seletivos

Dryelly Araujo
Dryelly Araujo

01 setembro 2022
Atualizado em: 01 setembro 2022

O que são cases?

O Case, ou mais conhecido como Bussiness Case, é um tipo de avaliação aplicado em etapas de processos seletivos. Esse caso de negócio geralmente é enviado aos candidatos para que possam propor soluções ou traçar estratégias a partir de um problema, apresentação ou perguntas dentro de um contexto estabelecido que pode ser real ou fictício.

Existem muitos tipos de cases em processos seletivos e essas são as formas mais comuns de serem aplicados: durante a entrevista (case interview), case em dinâmicas de grupo ou case individual.

A etapa de cases durante os processos seletivos

Os candidatos que chegam nessa etapa, serão avaliados por suas capacidades de análise de dados e contexto (data-driven), estrutura de raciocínio, visão de negócio e mercado e argumentações coerentes com a estratégia proposta.

O que o gestor considera na avaliação do case?

É importante saber que na maioria dos cases não há uma resposta certa ou errada, por isso, o diagnóstico feito pelo gestor é subjetivo e leva em consideração os pontos fortes e pontos baixos da estratégia apresentada, visando os resultados que poderiam ser obtidos caso fosse implementada em uma situação real de negócios.


É fundamental que você saiba que a etapa de cases é um momento crucial na formação da opinião do gestor sobre suas competências comportamentais e técnicas para elaborar a resolução desse problema, por ser uma situação prática e do dia a dia de muitas áreas, na qual a tomada de decisões precisa acontecer de forma ágil e alinhada às expectativas do negócio e circunstâncias do mercado.


Explore o universo das vagas e encontre oportunidades para decolar a sua carreira na Preparo 🚀


Guia para elaborar cases para processos seletivos

Antes de iniciar o passo a passo, queremos ensinar qual a técnica que você irá usar como guia para elaborar o seu case. Como sempre falamos por aqui, existe um "universo de possibilidades" para aprender a colocar algum conhecimento em prática 🪐💡

O essencial é que você conheça o que está por trás do que você está aprendendo, para que possa adequar ao que faz mais sentido para o seu aprendizado e para não ficar preso a um modelo único e replicar para tudo.

Cada passo a seguir é baseado na "Técnica de Análise e Resolução de Problemas" que é estruturada da seguinte forma:

  1. Definição e diagnóstico do problema;
  2. Procura de soluções alternativas mais promissoras;
  3. Análise e comparação das alternativas de solução;
  4. Seleção e escolha da melhor alternativa como solução.

Simples, não é mesmo? (SQN)

Com essa estrutura, você já começa a entender cada etapa que precisa analisar antes de construir o seu case. Para ficar ainda mais objetivo, explicamos o passo a passo nos tópicos seguintes.

👨‍🚀Tripulante, lembre-se sempre: a grande estratégia para qualquer desafio é adaptar o que você sabe para o resultado que você precisa!


1. Preparação e interpretação

Quando você recebe o case, online ou presencial, é importante ler atentamente o que o gestor sugere que seja feito e quais são as instruções prioritárias e aquelas desejáveis, porém, que não são o foco do case. Ou seja: interprete o que ele espera que você apresente como resultado da estratégia e esboce possíveis caminhos para construir uma linha de raciocínio.

2. Analise o contexto da empresa para ter um case com insights para o negócio

Como você já sabe, um case é uma solução para uma problemática possivelmente relacionada a processos internos, estrutura de operação, modelo de vendas, negociação, metas, etc. 

Portanto, uma breve pesquisa sobre as tendências e dados do setor de mercado da empresa, metodologias, técnicas mais utilizadas e outros cases de sucesso irão ajudar você a nortear suas ideias para aproximar a sua estratégia de conceitos já validados no segmento de atuação.

Porém, o seu entendimento sobre as tendências precisam ir um pouco além do nicho da empresa, pois independentemente do segmento o micro e macroambiente (fatores internos e externos) afetam outras frentes dos negócios e podem reforçar o sucesso do seu case ou levantar dúvidas sobre a eficácia da estratégia pensada por você.

3. Como explorar informações para construir o seu case?

Agora que você já tem uma visão macro do que pode abordar na sua estratégia, é hora de colocar essas ideias em prática. Selecione algumas dessas informações que te chamaram atenção e anote suas reflexões sobre elas:

  • quais são os principais desafios que serão enfrentados pelas tendências no setor?
  • há algum tema/método que aparece de forma recorrente? Qual a justificativa para isso?
  • nessas estratégias vistas, o que você teria feito de diferente?
  • quais deram mais certo e os resultados obtidos?
  • o que você acredita que não daria certo para o seu case e por quê?
  • esses resultados são semelhantes ao objetivo que você quer abordar no contexto do seu case?
  • quais são as oportunidades geradas por essa solução?
  • existem riscos na implantação dessa proposta? Quais são os impactos para o negócio?
  • como você justificaria o uso de uma estratégia/proposta e não de outra para o seu gestor?

Responder essas perguntas pode parecer difícil no começo, mas são justamente as respostas que irão colocar à prova sua capacidade analítica e argumentativa, para que no momento que você estruturar o seu case, as informações sejam consistentes e tenham uma base de conhecimento que você já explorou.

Conteúdos para o seu desenvolvimento profissional no @preparoedu 👨‍🚀


4. Como se preparar para elaborar um case

Mesmo que não haja um tempo extenso para fazer a pesquisa, tire um momento para analisar as informações que você tem visto e estudado sobre a área. Além disso, os dados serão seus "melhores amigos" para dar mais peso ao seu case. 

Afinal, o gestor está buscando pessoas com visão de negócio e isso você só conseguirá ter se treinar olhar além dos números. É importante que você consuma informações sobre a área e acompanhe outros profissionais constantemente.

Quando o case envolve redação ou algum tipo de apresentação visual, é essencial que você relacione o seu conteúdo ao estilo da empresa para o qual você irá apresentar/entregar, sempre respeitando a orientação do gestor e a estrutura do case. É um detalhe que poucos candidatos se atentam, mas que gera bons comentários sobre a sua proatividade e nível de detalhe. 

Ao desenvolver a linha de raciocínio da sua estratégia pense em um funil:

  • introdução;
  • contexto macro e micro (cuidado com o nível de detalhamento);
  • objetivos expostos, conceitos e métodos já explorados;
  • resultados obtidos e
  • estratégia que você propõe para atender ao objetivo do case.

Dessa forma, ao invés de simplesmente ir direto à estratégia, você cria uma narrativa explorando os caminhos e contexto que provavelmente o gestor conhece ou irá surpreendê-lo por ter se aprofundado no assunto. Isso demonstra o seu interesse e capacidade de aprendizado.

Se a entrega do case for um design, vídeo, código ou algo mais visual, é interessante que você embase a construção em um misto entre conceitos teóricos e tendências, para que o gestor possa entender como a sua proposta se diferencia dos demais candidatos e porque a sua solução pode ser melhor para o objetivo que proposta no case.

Entrega do Case - A hora de apresentar a proposta de solução

A entrega do case presencial, caso você esteja em algum tipo de dinâmica ou entrevista pode ter muita variação e pode ser apresentado individualmente ou em grupo.

Case Individual

Se for individual, ressalte os pontos que fizeram você optar por esse caminho seguindo a estrutura dos 5W2H (o quê, como, quanto, quem, onde, quando e por quê). É uma forma simples de apresentar os benefícios e escolhas que você priorizou e uma maneira de não se perder no seu raciocínio. 

Fale com propriedade, segurança e entusiasmo sobre a solução, tenha em mente que você tem o domínio sobre a estratégia e que mesmo que o case não seja real, a sua proposta pode de fato ser implementada em uma situação verdadeira futura e impactar os negócios da empresa.

Case em grupo ou dinâmica

Caso seja em grupo, pense em como dividir as falas. Relacione o trabalho feito pelo grupo e quais os meios utilizados para o consenso da solução escolhida. Evite falar "eu pensei, eu achei, eu pesquisei" quando estiver na sua vez, mas mostre os seus argumentos e contribuições que influenciaram na tomada de decisão do grupo.

A regra sobre levar a proposta a sério também vale aqui. Encare o case como uma possível solução para a empresa e apresente com coerência e objetividade, respeitando o resultado central que será obtido caso essa solução fosse implementada verdadeiramente.

Entrega do case digital

Geralmente, a entrega do case digital é feita por e-mail, formulário ou por meio da plataforma em que você está sendo acompanhado durante o processo seletivo, como é o caso da plataforma da Preparo.

Em todas as opções, há exigências para que o case seja aceito e avaliado pelo gestor ou responsável pelo recrutamento e seleção, como:

  • prazo para entrega;
  • formato do arquivo;
  • e-mail para o qual você deve enviar;
  • assunto do e-mail;
  • limite de tamanho do arquivo.

Por que estamos ressaltando essas informações? Pois, geralmente elas são motivos de desclassificação ou, em muitos casos, não são avaliadas, pois não chegaram até a pessoa que iria avaliar.

Perceba que quando são estabelecidos esses requisitos, você precisa cumprir exatamente como pedem. Pois mesmo que esse não seja o conteúdo técnico, também entra nos critérios de avaliação das suas habilidades de interpretação, cumprimento de prazos, entendimento da informação e formação, respeito aos padrões e muito outros.


Depois de tanto trabalho para desenvolver o seu case, perder uma oportunidade por esquecer alguns desses detalhes seria frustrante e não queremos que isso aconteça com você. 


Agora que você já sabe "Como Elaborar Cases", você pode continuar a sua preparação com materiais e cursos do PreparoEdu 👨‍🚀

Participe dos processos seletivos das melhores empresas do Brasil pela plataforma da Preparo


Tipos de Case
Processo seletivo
Guia para elaborar cases
Como elaborar cases
Etapa de Cases
Case Interview
Carreira
Education
Preparo Edu

Outras postagens que você pode gostar

© 2023. Todos os direitos reservados.
feito pela  PREPARO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO LTDA