Como Elaborar Cases em Processos Seletivos
Dryelly Araujo
01 setembro 2022
Atualizado em: 01 setembro 2022
O que são cases?
O Case, ou mais conhecido como Bussiness Case, é um tipo de avaliação aplicado em etapas de processos seletivos. Esse caso de negócio geralmente é enviado aos candidatos para que possam propor soluções ou traçar estratégias a partir de um problema, apresentação ou perguntas dentro de um contexto estabelecido que pode ser real ou fictício.
Existem muitos tipos de cases em processos seletivos e essas são as formas mais comuns de serem aplicados: durante a entrevista (case interview), case em dinâmicas de grupo ou case individual.
A etapa de cases durante os processos seletivos
Os candidatos que chegam nessa etapa, serão avaliados por suas capacidades de análise de dados e contexto (data-driven), estrutura de raciocínio, visão de negócio e mercado e argumentações coerentes com a estratégia proposta.
O que o gestor considera na avaliação do case?
É importante saber que na maioria dos cases não há uma resposta certa ou errada, por isso, o diagnóstico feito pelo gestor é subjetivo e leva em consideração os pontos fortes e pontos baixos da estratégia apresentada, visando os resultados que poderiam ser obtidos caso fosse implementada em uma situação real de negócios.
É fundamental que você saiba que a etapa de cases é um momento crucial na formação da opinião do gestor sobre suas competências comportamentais e técnicas para elaborar a resolução desse problema, por ser uma situação prática e do dia a dia de muitas áreas, na qual a tomada de decisões precisa acontecer de forma ágil e alinhada às expectativas do negócio e circunstâncias do mercado.
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Guia para elaborar cases para processos seletivos
Antes de iniciar o passo a passo, queremos ensinar qual a técnica que você irá usar como guia para elaborar o seu case. Como sempre falamos por aqui, existe um "universo de possibilidades" para aprender a colocar algum conhecimento em prática 🪐💡
O essencial é que você conheça o que está por trás do que você está aprendendo, para que possa adequar ao que faz mais sentido para o seu aprendizado e para não ficar preso a um modelo único e replicar para tudo.
Cada passo a seguir é baseado na "Técnica de Análise e Resolução de Problemas" que é estruturada da seguinte forma:
- Definição e diagnóstico do problema;
- Procura de soluções alternativas mais promissoras;
- Análise e comparação das alternativas de solução;
- Seleção e escolha da melhor alternativa como solução.
Simples, não é mesmo? (SQN)
Com essa estrutura, você já começa a entender cada etapa que precisa analisar antes de construir o seu case. Para ficar ainda mais objetivo, explicamos o passo a passo nos tópicos seguintes.
👨🚀Tripulante, lembre-se sempre: a grande estratégia para qualquer desafio é adaptar o que você sabe para o resultado que você precisa!
1. Preparação e interpretação
Quando você recebe o case, online ou presencial, é importante ler atentamente o que o gestor sugere que seja feito e quais são as instruções prioritárias e aquelas desejáveis, porém, que não são o foco do case. Ou seja: interprete o que ele espera que você apresente como resultado da estratégia e esboce possíveis caminhos para construir uma linha de raciocínio.
2. Analise o contexto da empresa para ter um case com insights para o negócio
Como você já sabe, um case é uma solução para uma problemática possivelmente relacionada a processos internos, estrutura de operação, modelo de vendas, negociação, metas, etc.
Portanto, uma breve pesquisa sobre as tendências e dados do setor de mercado da empresa, metodologias, técnicas mais utilizadas e outros cases de sucesso irão ajudar você a nortear suas ideias para aproximar a sua estratégia de conceitos já validados no segmento de atuação.
Porém, o seu entendimento sobre as tendências precisam ir um pouco além do nicho da empresa, pois independentemente do segmento o micro e macroambiente (fatores internos e externos) afetam outras frentes dos negócios e podem reforçar o sucesso do seu case ou levantar dúvidas sobre a eficácia da estratégia pensada por você.
3. Como explorar informações para construir o seu case?
Agora que você já tem uma visão macro do que pode abordar na sua estratégia, é hora de colocar essas ideias em prática. Selecione algumas dessas informações que te chamaram atenção e anote suas reflexões sobre elas:
- quais são os principais desafios que serão enfrentados pelas tendências no setor?
- há algum tema/método que aparece de forma recorrente? Qual a justificativa para isso?
- nessas estratégias vistas, o que você teria feito de diferente?
- quais deram mais certo e os resultados obtidos?
- o que você acredita que não daria certo para o seu case e por quê?
- esses resultados são semelhantes ao objetivo que você quer abordar no contexto do seu case?
- quais são as oportunidades geradas por essa solução?
- existem riscos na implantação dessa proposta? Quais são os impactos para o negócio?
- como você justificaria o uso de uma estratégia/proposta e não de outra para o seu gestor?
Responder essas perguntas pode parecer difícil no começo, mas são justamente as respostas que irão colocar à prova sua capacidade analítica e argumentativa, para que no momento que você estruturar o seu case, as informações sejam consistentes e tenham uma base de conhecimento que você já explorou.
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4. Como se preparar para elaborar um case
Mesmo que não haja um tempo extenso para fazer a pesquisa, tire um momento para analisar as informações que você tem visto e estudado sobre a área. Além disso, os dados serão seus "melhores amigos" para dar mais peso ao seu case.
Afinal, o gestor está buscando pessoas com visão de negócio e isso você só conseguirá ter se treinar olhar além dos números. É importante que você consuma informações sobre a área e acompanhe outros profissionais constantemente.
Quando o case envolve redação ou algum tipo de apresentação visual, é essencial que você relacione o seu conteúdo ao estilo da empresa para o qual você irá apresentar/entregar, sempre respeitando a orientação do gestor e a estrutura do case. É um detalhe que poucos candidatos se atentam, mas que gera bons comentários sobre a sua proatividade e nível de detalhe.
Ao desenvolver a linha de raciocínio da sua estratégia pense em um funil:
- introdução;
- contexto macro e micro (cuidado com o nível de detalhamento);
- objetivos expostos, conceitos e métodos já explorados;
- resultados obtidos e
- estratégia que você propõe para atender ao objetivo do case.
Dessa forma, ao invés de simplesmente ir direto à estratégia, você cria uma narrativa explorando os caminhos e contexto que provavelmente o gestor conhece ou irá surpreendê-lo por ter se aprofundado no assunto. Isso demonstra o seu interesse e capacidade de aprendizado.
Se a entrega do case for um design, vídeo, código ou algo mais visual, é interessante que você embase a construção em um misto entre conceitos teóricos e tendências, para que o gestor possa entender como a sua proposta se diferencia dos demais candidatos e porque a sua solução pode ser melhor para o objetivo que proposta no case.
Entrega do Case - A hora de apresentar a proposta de solução
A entrega do case presencial, caso você esteja em algum tipo de dinâmica ou entrevista pode ter muita variação e pode ser apresentado individualmente ou em grupo.
Case Individual
Se for individual, ressalte os pontos que fizeram você optar por esse caminho seguindo a estrutura dos 5W2H (o quê, como, quanto, quem, onde, quando e por quê). É uma forma simples de apresentar os benefícios e escolhas que você priorizou e uma maneira de não se perder no seu raciocínio.
Fale com propriedade, segurança e entusiasmo sobre a solução, tenha em mente que você tem o domínio sobre a estratégia e que mesmo que o case não seja real, a sua proposta pode de fato ser implementada em uma situação verdadeira futura e impactar os negócios da empresa.
Case em grupo ou dinâmica
Caso seja em grupo, pense em como dividir as falas. Relacione o trabalho feito pelo grupo e quais os meios utilizados para o consenso da solução escolhida. Evite falar "eu pensei, eu achei, eu pesquisei" quando estiver na sua vez, mas mostre os seus argumentos e contribuições que influenciaram na tomada de decisão do grupo.
A regra sobre levar a proposta a sério também vale aqui. Encare o case como uma possível solução para a empresa e apresente com coerência e objetividade, respeitando o resultado central que será obtido caso essa solução fosse implementada verdadeiramente.
Entrega do case digital
Geralmente, a entrega do case digital é feita por e-mail, formulário ou por meio da plataforma em que você está sendo acompanhado durante o processo seletivo, como é o caso da plataforma da Preparo.
Em todas as opções, há exigências para que o case seja aceito e avaliado pelo gestor ou responsável pelo recrutamento e seleção, como:
- prazo para entrega;
- formato do arquivo;
- e-mail para o qual você deve enviar;
- assunto do e-mail;
- limite de tamanho do arquivo.
Por que estamos ressaltando essas informações? Pois, geralmente elas são motivos de desclassificação ou, em muitos casos, não são avaliadas, pois não chegaram até a pessoa que iria avaliar.
Perceba que quando são estabelecidos esses requisitos, você precisa cumprir exatamente como pedem. Pois mesmo que esse não seja o conteúdo técnico, também entra nos critérios de avaliação das suas habilidades de interpretação, cumprimento de prazos, entendimento da informação e formação, respeito aos padrões e muito outros.
Depois de tanto trabalho para desenvolver o seu case, perder uma oportunidade por esquecer alguns desses detalhes seria frustrante e não queremos que isso aconteça com você.