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Como estruturar um processo seletivo que atraia talentos?

Saiba quais são as etapas do processo seletivo, como organizar e acompanhar cada fase para selecionar os melhores candidatos.

Dryelly Araujo
Dryelly Araujo

23 maio 2022
Atualizado em: 13 julho 2022

Etapas do processo seletivo

Cada etapa do processo seletivo precisa ser condizente com os objetivos da empresa para a abertura do programa. Independente do nível hierárquico, existe uma estrutura básica para que o gestor/líder possa acompanhar a evolução dos candidatos ao longo de todas as fases. Conhecer as etapas e o que fazer em cada uma delas é o que iremos ajudar você a fazer!


O que saber antes de criar o seu processo seletivo 

O primeiro passo é fazer um diagnóstico das áreas que mais necessitam de pessoas e quais são os cargos. É importante que essa análise seja feita em conjunto com líderes, diretores e time de RH (se houver), para que sejam priorizados os cargos  que irão impactar mais nos objetivos estratégicos da empresa.

Basicamente, são quatro  elementos  que você deve considerar antes de criar o programa

  • Cronograma: planejamento das ações dentro de cada fase até o encerramento e onboarding
  • Responsáveis: como serão distribuídas as atividades, caso seja um processo para mais de uma área ou nível hierárquico;
  • Tempo: saber qual o prazo limite para recrutar os novos colaboradores e se a contratação será para um projeto com prazo limitado, estágio de férias, estágio regular ou efetivo. Assim você conseguirá visualizar  os marcos dentro de cada fase  e tempo que cada fase terá para ser concluída;
    Orçamento  disponível: para que você possa atrair talentos, é necessário que esses talentos saibam que o processo seletivo está aberto. Para isso, é importante saber qual o valor será disponibilizado em cada fase e qual será a estratégia de comunicação das vagas. 

Depois de entender como irá funcionar cada etapa e quais as restrições, é hora de abrir o programa!

Quando abrir o Processo seletivo

Exceto em alocação de projetos que estão em andamento e requerem uma certa urgência, o  ideal é que o processo de seleção não seja tão corrido e nem tão extenso, pensando na necessidade de otimizar o tempo da equipe envolvida e dos candidatos. 

Geralmente, processos seletivos de nível operacional levam em média 21 dias, considerando as etapas de atração e de seleção de candidatos inscritos. Não é uma regra, e varia de acordo com o plano de comunicação da empresa, número de pessoas da equipe envolvida, quantidade de fases e vagas que a empresa define como necessárias.

Para acontecer dentro de um prazo enxuto, é fundamental  que você já tenha os materiais prontos - testes, cases, questionários, e-mails, vídeos, fotos, etc. Tudo que for necessário para a melhor comunicação do seu processo seletivo! 

Afinal, é nesse momento que o seu futuro colaborador inicia um relacionamento com a sua empresa e a jornada de experiência dele será crucial para que você possa de fato atrair os melhores talentos!

As vagas estão abertas! E agora?

Ufa! A primeira etapa de planejamento dá um super trabalho, não é mesmo? Mas, com tudo pronto antes, será muito mais fácil e você poderá se debruçar em analisar atentamente cada perfil e acompanhar as fases com a dedicação merecida. 

Feito isso, sua equipe precisa estar preparada para apenas executar os próximos passos: 

  • Acompanhamento e verificação do calendário
  • Avaliações dos testes de perfil e cultura;
  • Análise do currículo;
  • Envio de Testes e Cases;
  • Agendamento de entrevistas ;
  • Entrevistas;
  • Dinâmicas
  • Feedbacks. 
  • Onboarding. 

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Salvo em processos seletivos para altos níveis hierárquicos, que possuem um grau de complexidade maior na elaboração dos materiais, essas são as principais fases de um processo seletivo.

O que fará com que o seu programa atraia os talentos mais adequados para os objetivos da sua empresa será a forma como eles enxergam valor em trabalhar na sua empresa, propósito claro da empresa e da vaga e quais serão as atribuições, o salário e os benefícios. 

Parece simples, mas entender o público para o qual a sua empresa direcionará  a comunicação exigirá empatia, conhecimento técnico e prático para que seja agradável e assertiva essa troca entre o seu time e seu futuro colaborador.

Os detalhes fazem toda a diferença | Job Description

Imagine a quantidade de informações que um jovem tem acesso no smartphone durante 24 horas.

Dentre essas informações surgem várias opções de vagas para ele se inscrever. E claro, ele vai escolher aquela que estiver com mais detalhes e que ele sinta segurança que é real. É muito provável que na ausência ou escassez de informações nos canais oficiais da empresa, ele desista durante o processo. 


Daremos um exemplo:

Digamos que ele tenha visto um post no LinkedIn ou tenha recebido um link no grupo da faculdade com 5 vagas em diferentes empresas.

Dessas cinco vagas, perceba a diferença na comunicação:

  • Informações triviais sobre a vaga: Três tinham a descrição dos cargos, requisitos da vagas, benefícios, salário e informações sobre a empresa.
  • Informações de contato: Apenas duas tinham formas de entrar em contato para saber sobre o processo seletivo e tirar dúvidas e;
  • Informações para acompanhamento e feedbacks: Uma delas tinha a possibilidade de aplicar o currículo automaticamente, fazer os testes na plataforma,  acompanhar o processo seletivo, receber feedbacks pelo WhatsApp com lembretes, dicas de como se preparar e conteúdos sobre processos seletivos, desenvolvimento pessoal e profissional. 

Qual dessas 5 vagas você acredita que ele iria aplicar? E de qual dessas ele teria uma melhor impressão ao final do  processo seletivo?

Mesmo que a resposta seja óbvia, é importante levar em consideração como os candidatos chegarão até as vagas e qual a jornada que ele terá que fazer até conseguir ser selecionado para participar do programa.


✔ Lembre-se de disponibilizar informações que transmitam segurança sobre as condições para participar nos canais oficiais da empresa, reforçando a abertura do programa e etapas seguintes. O acompanhamento das etapas do processos seletivo além de facilitar a atração, também engaja os selecionados e impacta positivamente no comprometimento com as próximas fases.

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Como fazer o JOB DESCRIPTION

Saiba quais são os tópicos que não podem faltar no descritivo de vagas do seu processo seletivo!

  1. Título da vaga
    É o primeiro contato! Seja criativo e pense não apenas no cargo, mas como os candidatos pesquisariam essa vaga.

  2. Perfil da vaga
    Descreva como seria o candidato ideal e esperado para assumir a posição. Tenha conhecimento sobre a vaga e descreva detalhadamente e especifique as demandas, objetivos e expectativas. É importante alinhar novos requisitos (tendência do mercado) que podem fazer sentido para a posição, assim você terá a chance de selecionar pessoas que estão preparadas para os desafios seguintes.

  3. Nível de experiência:
    Destaque qual o nível de ensino ou experiência esperado para vaga.

  4. Requisitos e critérios para seleção
    É essencial que seja conciso e claro para facilitar a interpretação. Evite ambiguidades e textos muito longos e técnicos.

  5. Pontue quais demandas internas/externas da vaga
    Defina o escopo básico das atividades, relacionamento entre times e unidades, viagens, modelo de trabalho.

  6. Defina as oportunidades
    Demonstre se há possibilidade de prêmios, bolsa, efetivação e/ou plano de carreira. Caso não haja, especifique o período de duração e quais serão as oportunidades de crescimento e aprendizado.

  7. Descreva as habilidades apreciadas para a vaga
    Relacione as hard e soft skills que serão necessárias para realizar as atividades da posição

  8. Remuneração e benefícios
    Depois do título da vaga essa é o tópico mais "atrativo". Especifique o salário fixo, se será combinado ou compatível com o piso salarial. Destaque os programas de benefícios, ambiente de trabalho, auxílios, férias e bônus oferecidos pela empresa.

  9.  Sobre a Empresa
    Dedique um espaço para mostrar aos candidatos informações excelentes sobre a sua empresa. Essas informações precisam destacar missão, visão e valores e propósito de forma resumida e interessante.


Preparado para abrir o seu Processo Seletivo?


Diariamente recebemos feedbacks de jovens que querem entender melhor como conquistar a vaga dos sonhos.  Promover processos seletivos bem estruturados farão com que você atraia melhores talentos, tenha mais assertividade no modelo de recrutamento e seleção ideal para a sua empresa e fortaleça a sua marca empregadora.

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