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O Papel do Employer Branding Na Retenção De Talentos e Como Utilizá-lo De Forma Estratégica

Dryelly Araujo
Dryelly Araujo

30 maio 2023
Atualizado em: 30 maio 2023

O employer branding desempenha um papel significativo na atração de candidaturas e na retenção de talentos nas empresas. Nesse artigo iremos fornecer uma compreensão sobre a importância do employer branding, seu impacto nas decisões dos candidatos e compartilharemos estratégias práticas  para otimizar a atração e retenção de talentos.

Se você está se preparando para elevar sua estratégia de employer branding e impulsionar a retenção de talentos, continue lendo.


A importância de um forte employer branding e o impacto dessa estratégia nas decisões de candidatos

Um employer branding forte é essencial para o sucesso dos negócios. De acordo com pesquisas da Deloitte, 94% dos executivos e líderes de RH consideram uma marca empregadora sólida como fundamental. A reputação da empresa e a forma como os candidatos a veem são aspectos cruciais nesse processo.


Segundo a Society for Human Resource Management (SHRM), 75% dos candidatos pesquisam a reputação de uma empresa antes de se candidatarem a uma vaga. Além disso, 69% dos profissionais estariam dispostos a rejeitar uma oferta de emprego de uma empresa com má reputação, mesmo que estivessem desempregados.


O employer branding não é apenas uma tendência passageira, mas uma estratégia poderosa que está transformando a forma como as organizações se destacam no mercado. Portanto, uma reputação forte como marca empregadora de destaque é um fator de peso na decisão dos candidatos em se candidatarem a uma vaga e na escolha de permanecer na empresa a longo prazo.


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Estratégias para otimizar a atração e retenção de talentos

Para promover ações que fortaleçam a sua marca empregadora,  siga os seguintes passos práticos para otimizar a atração e retenção de talentos:


Defina uma identidade de marca empregadora clara

  • mapeie os valores e elementos da cultura que se sobressaem no dia a dia da empresa;
  • comunique esses aspectos de forma consistente e autêntica em todas as interações com candidatos e funcionários.


Conheça o seu público-alvo

  • invista em pesquisas e análises para entender as motivações, expectativas e preferências dos candidatos ideais;
  • personalize suas mensagens e abordagens de recrutamento, aumentando a atratividade da sua empresa.


Crie uma presença online atraente



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Aprimore a experiência do candidato 

  • torne o processo de recrutamento e seleção uma experiência positiva para os candidatos e tomadores de decisão, como líderes e recrutadores;
  • ofereça comunicação clara, atualizações sobre o andamento das etapas, feedback construtivo e um processo eficiente; 
  • demonstre interesse genuíno pelos candidatos e valorize o tempo e esforço que eles investiram no processo.


Engaje os seus colaborares

  • incentive os seus funcionários a se tornarem embaixadores da sua marca empregadora. Eles podem compartilhar suas experiências positivas nas redes sociais, participar de eventos de recrutamento ou fornecer depoimentos sobre o ambiente de trabalho. 

Comece a planejar e criar experiências de alto potencial para jovens talentos


Com ações autênticas a empresa é reconhecida como uma empregadora de escolha, e então, ela se torna um imã para profissionais talentosos. Portanto, investir em ações que geram maior proximidade com o público e proporcionar experiências relevantes, são maneiras eficientes para otimizar e integrar os esforços em ações de employer branding que terão um impacto positivo na percepção dos candidatos sobre a sua empresa e consequentemente a retenção de talentos.

 

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Apoiamos e realizamos diversos tipos de eventos e ações para fortalecer a marca empregadora de empresas como BTG Pactual, Vórtx, Giant Steps, Virgo, etc. E podemos afirmar que esse é o ponto de partida ideal para conquistar talentos verdadeiramente engajados e de alto potencial para a retenção.


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