CadastroLogin

Os maiores desafios na contratação e retenção de jovens da geração Z e como superá-los

Gabrielli Gomes
Gabrielli Gomes

11 novembro 2022
Atualizado em: 16 novembro 2022

Nascidos entre 1995 a 2010, os jovens da geração Z têm como característica marcante o fato de serem nativos digitais, pois foram criados na era da inovação tecnológica – a era da internet. São pessoas que estão em constante movimento e aprendizado. 


Os profissionais de RH já enfrentam desafios para lidar com esses jovens que estão entrando no mercado de trabalho, uma vez que os índices de rotatividade e turnover têm gerado prejuízo para as empresas.


Quem é a geração Z no mercado de trabalho


Essa geração, por valorizar a diversidade e ser altamente adaptável, é feita de pessoas que têm aprendizado mais rápido e flexível, apresentando dificuldade para lidar com gestão vertical, cumprimento de horário fixo e rotina. 



No mercado de trabalho, são jovens competitivos que gostam de trabalhar em ambientes que permitem autonomia. Por isso, mudam de emprego facilmente quando não se sentem motivados ou valorizados. Para eles, o dinheiro é um motivador importante, desde que venha com oportunidades de crescimento e desenvolvimento de maneira acelerada. 


Últimas notícias envolvendo a Geração Z no mercado de trabalho


A Geração Z está procurando novos conhecimentos constantemente. Por terem uma alta adaptabilidade, esses jovens estão em busca de novos desafios e crescimento profissional, que os mantenham sempre motivados. 



Esse comportamento tem tido reflexo em fenômenos comuns no mercado, como o Job Hopping. Job Hopping, é o nome dado para uma das mais recentes mudanças de comportamento identificadas no último ano. Em português, o termo Job Hopping significa “pular de emprego”. Dados do Ministério do Trabalho e Previdência, coletados em 2020, mostram que quase 25% dos jovens, entre 18 a 24 anos, permanecem dentro de uma empresa por menos de três meses. Esse grupo é equivalente a 2,47 milhões de pessoas. 24,1%, o equivalente a 2,4 milhões de jovens, ficam de um a pouco menos de dois anos em um emprego. 



Essa tendência pode ser ocasionada por diversos fatores. Um deles é quando o ambiente de trabalho atual não corresponde exatamente ao que estavam buscando. 



Para evitar quebras de expectativas e aumentar a retenção desses jovens (diminuindo os números de turnover), empresas que desejam atrair novos talentos devem promover desafios, crescimento e flexibilidade, permitindo que eles possam organizar sua rotina de trabalho de uma maneira mais adequada ao seu ritmo de vida. 



Por isso, é importante que profissionais de RH mantenham-se atualizados quanto às necessidades e mudanças das gerações que estão entrando em suas empresas. Essas mudanças podem cada vez mais guiar as ações das áreas de pessoas, contribuindo para novas culturas sejam construídas.


5 técnicas para atrair e reter jovens qualificados para sua empresa

Atrair e reter jovens da Geração Z requer dar a eles liberdade para trabalhar, além de abrir mão de regras rígidas e da constante exposição ao microgerenciamento.


Para conquistar os talentos dessa geração, é necessário:

  1. Apostar em alta flexibilidade de horários, como home office, ou o modelo de horário híbrido. A liberdade no tempo de trabalho faz com que esses profissionais sejam mais proativos e dedicados. 
  2. Feedbacks constantes: essa técnica de employee experience pode gerar nesses talentos um profundo senso de desenvolvimento, pertencimento e realização profissional.
  3. Um ambiente de trabalho com mais autonomia, onde é possível transitar por áreas e tarefas diferentes, pois esses talentos geralmente estão abertos à diversidade e atuam bem em trabalhos em grupos.
  4. Investir em programas de atração com estratégias de Employer Branding que comuniquem a cultura e a história da empresa, como Estágio de Férias, roadshows universitários e hackathons.
  5. Criar uma cultura encantadora, que constantemente impulsione, que vibre e que permita a todos desempenharem o seu máximo potencial, assim reduzindo a taxa de rotatividade e proporcionando um ambiente de trabalho mais construtivo.


O modelo de contratação que mais atrai profissionais da geração Z: estágio de férias.

Se a sua empresa está interessada em resolver problemas em relação a atração e retenção de jovens profissionais, nós temos a solução: crie um programa de estágio especialmente para a geração Z, como o modelo de estágio de férias, que tem atraído os olhares desses talentos. 


O estágio de férias é uma tendência que está ganhando espaço na área de atração de talentos. Por permitir que as empresas conheçam mais os estagiários antes de contratá-los, empresas inovadoras nas áreas de pessoas, como BTG, Virgo Oracle têm investido nessa modalidade de contratação.



O estágio de férias proporciona aos profissionais uma vivência no mercado de trabalho, aprimorando seus conhecimentos e construindo experiências profissionais. E ao mesmo tempo, para as empresas, mantendo um espírito de renovação permanente, e sendo um eficiente recurso de formação e aprimoramento de futuros profissionais. 



Se você deseja conhecer mais sobre o estágio de férias e implementá-lo em sua empresa, a Preparo quer conectar você com os maiores talentos do mercado.

Clique para saber mais 🚀


Estágio de férias
Summer job
RH
Diversidade
Desafios na Contratação de Jovens
Retenção de Talentos

Outras postagens que você pode gostar

© 2023. Todos os direitos reservados.
feito pela  PREPARO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO LTDA