Geração Z: o que você precisa saber para contratar pessoas dessa geração
Tudo sobre o comportamento da Geração Z no mercado de trabalho e como sua empresa pode se adaptar para atrair e reter jovens dessa idade.
Nicolly Alencar
14 outubro 2022
Atualizado em: 14 outubro 2022
A Geração Z tem dado o que falar no mercado de trabalho. Muitos jovens profissionais estão entrando no mercado com muito talento e com muitas exigências.
Equipes de diversas empresas têm chegado ao esgotamento tentando se articular com a entrada dessa nova geração no mercado, mas estamos aqui para te ajudar a entender todas essas mudanças a partir da raiz de todas elas: o comportamento.
Entendendo o comportamento desses jovens na vida, será possível entender o comportamento deles no mercado de trabalho.
Mas antes, vamos começar pelos princípios.
Quem é a Geração Z?
As pessoas consideradas membros da Geração Z nasceram entre 1995 e 2010. Logo, são aqueles jovens que estão entrando no mercado de trabalho, os graduandos e recém-formados.
Trata-se da geração conhecida por ser nativa digital, que já entrou em contato com os meios digitais desde o nascimento; logo, não precisou se preocupar tanto com as mudanças tecnológicas como as outras gerações.
É importante lembrar que apesar de relevante, analisar o comportamento de uma pessoa apenas se baseando em sua geração é insuficiente, já que comportamento é algo muito mais complexo para ser definido apenas pela geração que alguém pertence.
Por que minha empresa deve se preocupar com a Geração Z?
“A revolução da Geração Z está começando. A primeira geração nascida em um mundo online agora entra na força de trabalho e obriga outras gerações a se adaptarem a ela, e não vice-versa." estrategistas do Bank of America (BoFA), liderados por Haim Israel.
De acordo com o IBGE, esses jovens somam mais 51 milhões de pessoas, representando 24% da população no Brasil. Os números já ultrapassaram a quantidade de millennials (pessoas nascidas entre 1981 a 1995) no mercado. Logo, representam uma porcentagem relevante da população e do mercado de trabalho.
Ultimamente, diversas notícias relacionadas à geração viralizaram no mercado de recrutamento e seleção. O “quiet quitting” é um dos movimentos apoiados por jovens dessa geração, por exemplo.
Dados demonstram que essa faixa etária é a que mais dá trabalho ao time de recursos humanos devido às altas exigências e à alta rotatividade desses talentos no mercado.
Não há como lutar contra: é necessário conhecer esse público para não ficar alheio às mudanças e sim se adaptar a elas.
E o comportamento da Geração Z?
Já que esses jovens já nasceram convivendo com tecnologias, isso consequentemente moldou o seu comportamento.
Jovens da Geração Z tendem a ser mais imediatistas, impacientes e multitarefas. Por outro lado, também são autodidatas, aprendem rápido e se adaptam facilmente a mudanças.
Eles tendem a ser mais pessimistas em relação ao mercado, já que enfrentaram momentos de recessão, com a diminuição da oferta de emprego, como na pandemia.
Entendendo esse comportamento e suas características gerais, você será capaz de entender as demandas das gerações mais novas no mercado.
O que a Geração Z procura no mercado de trabalho?
- Flexibilidade no trabalho
- Benefícios e remuneração compatíveis com resultados e entregas
- Transparência e clareza na comunicação
- Priorização de resultados e entregas acima de horários de trabalho
- Gestão horizontal
- Gestão ética tanto do ponto de vista ambiental quanto sociocultural
Fonte: Robert Half
Como ajustar a realidade da sua empresa a essas demandas?
Esse é o desafio que muitos profissionais vêm enfrentando: novas demandas por parte da nova geração, ao ponto que se tornou difícil as empresas se adaptarem.
A verdade é: se sua empresa deseja atrair e reter profissionais dessa faixa etária, mudanças são necessárias, mas não precisam ser radicais. Elas podem ser graduais e adaptáveis. Confira as sugestões do time Preparo para a sua empresa:
Ofereça autonomia no ambiente de trabalho:
Jovens da geração buscam flexibilidade no ambiente de trabalho. Uma boa solução para sua empresa é permitir que esse mesmo jovem execute atividades com maior liberdade de horários e localização. Cogite oferecer horários flexíveis e modelo de trabalho híbrido, se possível.
- Preocupe-se com o ESG da sua empresa:
Leve a sério as práticas ambientais, sociais e de governança da sua organização. A partir da tomada de atitudes concretas, você pode usar essas práticas na comunicação da sua empresa como argumento para atrair e agradar o público mais jovem.
- Invista em gestão e liderança transparentes:
Quais são as metas da sua empresa, como funciona a gestão? O que você espera do seu time? Como o seu time será liderado? Seja claro e aberto com os funcionários da sua empresa em todas essas áreas.
- Ofereça salários e benefícios atrativos:
Defina desde a contratação como o colaborador será remunerado de acordo com resultados e entregas. Como funcionará a política de salários e bonificações, etc.
- Comunicação acessível em diversos meios de comunicação:
Esteja presente em diversos canais de comunicação, especialmente naqueles que a Geração Z está mais presente, como Instagram, TikTok e Twitter.
Como atrair jovens da Geração Z?
Para atrair talentos “Gen Z” qualificados e aderentes ao perfil cultural da sua empresa, é importante você implementar processos seletivos pensados para a nova geração, afinal de que adianta ser uma empresa inovadora se os processos seletivos não acompanharem as mudanças e necessidades dos públicos?
A notícia boa é que a Preparo entende o que os jovens buscam e ajuda sua empresa a ter processos seletivos que verdadeiramente engajam seus públicos e atraem pessoas qualificadas.
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Agora que você já entende as características, comportamentos e necessidades da Geração Z, a sua empresa estará pronta para ter esses tipos de profissionais em sua equipe!