CadastroLogin

Geração Z: o que você precisa saber para contratar pessoas dessa geração

Tudo sobre o comportamento da Geração Z no mercado de trabalho e como sua empresa pode se adaptar para atrair e reter jovens dessa idade.

Nicolly Alencar
Nicolly Alencar

14 outubro 2022
Atualizado em: 14 outubro 2022

A Geração Z tem dado o que falar no mercado de trabalho. Muitos jovens profissionais estão entrando no mercado com muito talento e com muitas exigências. 

Equipes de diversas empresas têm chegado ao esgotamento tentando se articular com a entrada dessa nova geração no mercado, mas estamos aqui para te ajudar a entender todas essas mudanças a partir da raiz de todas elas: o comportamento.

Entendendo o comportamento desses jovens na vida, será possível entender o comportamento deles no mercado de trabalho.

Mas antes, vamos começar pelos princípios.

Quem é a Geração Z?

As pessoas consideradas membros da Geração Z nasceram entre 1995 e 2010. Logo, são aqueles jovens que estão entrando no mercado de trabalho, os graduandos e recém-formados. 

Trata-se da geração conhecida por ser nativa digital, que já entrou em contato com os meios digitais desde o nascimento; logo, não precisou se preocupar tanto com as mudanças tecnológicas como as outras gerações.

É importante lembrar que apesar de relevante, analisar o comportamento de uma pessoa apenas se baseando em sua geração é insuficiente, já que comportamento é algo muito mais complexo para ser definido apenas pela geração que alguém pertence.

Por que minha empresa deve se preocupar com a Geração Z?

“A revolução da Geração Z está começando. A primeira geração nascida em um mundo online agora entra na força de trabalho e obriga outras gerações a se adaptarem a ela, e não vice-versa." estrategistas do Bank of America (BoFA), liderados por Haim Israel.

De acordo com o IBGE, esses jovens somam mais 51 milhões de pessoas, representando 24% da população no Brasil. Os números já ultrapassaram a quantidade de millennials (pessoas nascidas entre 1981 a 1995) no mercado. Logo, representam uma porcentagem relevante da população e do mercado de trabalho.

Ultimamente, diversas notícias relacionadas à geração viralizaram no mercado de recrutamento e seleção. O “quiet quitting” é um dos movimentos apoiados por jovens dessa geração, por exemplo.

Dados demonstram que essa faixa etária é a que mais dá trabalho ao time de recursos humanos devido às altas exigências e à alta rotatividade desses talentos no mercado.

Não há como lutar contra: é necessário conhecer esse público para não ficar alheio às mudanças e sim se adaptar a elas. 

E o comportamento da Geração Z?

Já que esses jovens já nasceram convivendo com tecnologias, isso consequentemente moldou o seu comportamento.

Jovens da Geração Z tendem a ser mais imediatistas, impacientes e multitarefas. Por outro lado, também são autodidatas, aprendem rápido e se adaptam facilmente a mudanças.

Eles tendem a ser mais pessimistas em relação ao mercado, já que enfrentaram momentos de recessão, com a diminuição da oferta de emprego, como na pandemia.

Entendendo esse comportamento e suas características gerais, você será capaz de entender as demandas das gerações mais novas no mercado.

O que a Geração Z procura no mercado de trabalho?

  • Flexibilidade no trabalho
  • Benefícios  e remuneração compatíveis com resultados e entregas
  • Transparência e clareza na comunicação
  • Priorização de resultados e entregas acima de horários de trabalho
  • Gestão horizontal
  • Gestão ética tanto do ponto de vista ambiental quanto sociocultural

Fonte: Robert Half

Como ajustar a realidade da sua empresa a essas demandas?

Esse é o desafio que muitos profissionais vêm enfrentando: novas demandas por parte da nova geração, ao ponto que se tornou difícil as empresas se adaptarem. 

A verdade é: se sua empresa deseja atrair e reter profissionais dessa faixa etária, mudanças são necessárias, mas não precisam ser radicais. Elas podem ser graduais e adaptáveis. Confira as sugestões do time Preparo para a sua empresa:

Ofereça autonomia no ambiente de trabalho:

Jovens da geração buscam flexibilidade no ambiente de trabalho. Uma boa solução para sua empresa é permitir que esse mesmo jovem execute atividades com maior liberdade de horários e localização. Cogite oferecer horários flexíveis e modelo de trabalho híbrido, se possível. 

  • Preocupe-se com o ESG da sua empresa:

Leve a sério as práticas ambientais, sociais e de governança da sua organização. A partir da tomada de atitudes concretas, você pode usar essas práticas na comunicação da sua empresa como argumento para atrair e agradar o público mais jovem.

  • Invista em gestão e liderança transparentes:

Quais são as metas da sua empresa, como funciona a gestão? O que você espera do seu time? Como o seu time será liderado? Seja claro e aberto com os funcionários da sua empresa em todas essas áreas.

  • Ofereça salários e benefícios atrativos:

Defina desde a contratação como o colaborador será remunerado de acordo com resultados e entregas. Como funcionará a política de salários e bonificações, etc.

  • Comunicação acessível em diversos meios de comunicação:

Esteja presente em diversos canais de comunicação, especialmente naqueles que a Geração Z está mais presente, como Instagram, TikTok e Twitter.

Como atrair jovens da Geração Z?

Para atrair talentos “Gen Z” qualificados e aderentes ao perfil cultural da sua empresa, é importante você implementar processos seletivos pensados para a nova geração, afinal de que adianta ser uma empresa inovadora se os processos seletivos não acompanharem as mudanças e necessidades dos públicos?

A notícia boa é que a Preparo entende o que os jovens buscam e ajuda sua empresa a ter processos seletivos que verdadeiramente engajam seus públicos e atraem pessoas qualificadas. 

Quer saber mais? Clique aqui.

Agora que você já entende as características, comportamentos e necessidades da Geração Z, a sua empresa estará pronta para ter esses tipos de profissionais em sua equipe!

 


Recrutamento e seleção
Processos Seletivos
Employer Branding
Inbound Recruiting
Diversidade
Gestão de pessoas

Outras postagens que você pode gostar

© 2023. Todos os direitos reservados.
feito pela  PREPARO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO LTDA