CadastroLogin

Escrita Criativa — Saiba Como Escrever Textos Importantes Para Sua Carreira

Beatriz Okubo
Beatriz Okubo

20 setembro 2022
Atualizado em: 20 setembro 2022

O que é escrita criativa?

Você sabia que a escrita criativa é uma das habilidades mais requisitadas no mercado atual? 

Isso porque um bom texto, com elementos verdadeiramente inovadores e conectivos, pode fazer a diferença não apenas na forma escrita, mas como um bom roteiro de vídeo, como um storytelling funcional para uma campanha ou até mesmo como um material argumentativo para um time de vendas.  

Ou seja, dominar essa skill pode abrir portas muito relevantes para profissionais de áreas diversas. 

Você se considera criativo?

Há quem pense que a criatividade é um dom — e, mais do que isso, há quem pense que a criatividade é para poucos. Precisamos desmistificar isso porque ser criativo é ser alguém que resolve problemas. Você já resolveu algum problema? Então, sim, você é criativo. 

Quer saber uma notícia ainda melhor? Você pode não apenas resolver problemas, como também desenvolver formas de resolvê-los de maneiras diferentes, inovando e tornando os processos mais simples e agradáveis.

Talvez você esteja se perguntando como isso pode acontecer na escrita, pois escrever talvez não seja um 'problema' em seu dia a dia, mas vamos ajudar você a visualizar melhor a situação. 

Se você precisa escrever uma carta de apresentação para enviar à uma empresa, o problema que irá resolver é: "a empresa não conhece você, o que é preciso falar para ser conhecido? E, ainda mais importante, como você deve falar para se diferenciar de tantos outros candidatos?". Eis um desafio à frente e usar a criatividade pode ajudar você nessa missão.

Para que serve a escrita criativa?

A escrita criativa é a maneira ideal de escrever textos que sejam informativos, relevantes e úteis, mas com um toque especial de inovação, ou seja, com elementos que tornem o comum mais atrativo e mais fácil de engajar com quem está lendo.

A depender da necessidade, ela pode ser muito importante para ajudar você a:

  • estruturar melhor suas ideias;
  • criar apresentações mais atrativas e impactantes;
  • montar roteiros estratégicos;
  • conquistar um bom emprego por meio do desenvolvimento de materiais ricos e criativos;
  • crescer profissionalmente e ser promovido também por meio da escrita criativa.


Quais os formatos de textos criativos?

Não se limite quanto aos formatos de textos criativos, não se prenda à fórmulas mágicas para escrever. Quando falamos em formatos e modelos de escrita, temos os mais diversos, indo desde roteiros para vídeos, artigos para blog, carta de apresentação profissional para submeter à alguma vaga, até mesmo a um roteiro de apresentação pessoal/profissional.

Então, se você contar com um script adaptável, você terá como redigir textos criativos para os mais diferentes formatos, dependendo da sua necessidade e situação em questão.

Como escrever textos criativos?

Para você escrever bem e com aquele toque criativo que faz toda a diferença, vamos compartilhar uma metodologia do PreparoEdu com você. Contudo, os passos a seguir serão abordados de forma resumida, já que você poderá acessar — em breve — um material completo sobre o assunto, em nossa plataforma de educação profissional. 

Esse material completo é um investimento concreto que você pode ter para evoluir nas oportunidades da sua carreira, afinal, foi desenvolvido com base em estudo e experiências de quem está no campo de batalha diariamente trabalhando com criação de conteúdo criativo. Mas, caso você ainda esteja se familiarizando com o assunto, confira o passo a passo e as descrições resumidas de cada etapa:

1. Escreva um conteúdo útil

Seu conteúdo precisa ser útil, antes de mais nada. Esse é um valor imprescindível para escrever criativamente. Já citamos que criatividade é resolver um problema de um jeito inovador, portanto, não pense que é apenas ser engraçado ou diferente. A verdade é que um conteúdo desenvolvido com base na escrita criativa é útil e relevante para algo. 

Portanto, o primeiro passo é entender qual a finalidade da sua escrita. Escreva o seu objetivo e, a partir dele, você vai conseguir começar a escrever. 

Se for uma carta de apresentação, você precisará redigir parágrafos que contem sua história de forma atrativa e de maneira que ressalte suas melhores habilidades para trabalhar na empresa em questão.


2. Cumpra o objetivo principal da mensagem

Agora, com o seu objetivo em mãos, chegou a hora de escrever e alcançá-lo. Calma, este momento ainda não precisa de um tom bastante criativo. Você não precisa se sentir pressionado e parar antes mesmo de começar, apenas por não ter tido uma grande ideia para escrever de maneira inovadora.

Lembra do passo anterior? Seja útil! Esse é o momento de escrever para resolver o problema da vez. No exemplo que estamos seguindo, a questão é a da apresentação pessoal/profissional em uma carta. Assim, você precisa apenas falar de si mesmo, contar suas experiências e ressaltar pontos altos da sua história. Se você fizer isso, vai cumprir esta fase.

3. Não revise durante a escrita


Revisar enquanto escrevemos é mesmo uma grande tentação, mas isso pode matar a fluidez da escrita. É preciso tirar um tempo para escrever e cumprir seu objetivo, sem retirar nada durante o processo. 

Muitas vezes, temos um senso de autocobrança bastante elevado, o que pode fazer com que queiramos revisar o conteúdo enquanto ainda estamos escrevendo. "Deixa só eu retirar isso "Vou só mudar essa palavra" ou "Acho que aqui precisa de algo a mais"

Só que essas pausas para revisar e mudar alguns pontos, mesmo que pequenos, podem cortar a sua criatividade e fluidez. Principalmente porque você ainda está na fase de cumprir um objetivo e não necessariamente de inserir elementos inovadores.

Portanto, pare de se revisar ainda durante a produção e foque seu esforço apenas na escrita útil. Essa é uma das técnicas para ganhar mais rapidez na sua escrita e não “quebrar” seu processo criativo.

4. Dê uma pausa

Ter um bloqueio criativo é muito normal, nem se preocupe. Parece que as palavras não aparecem, que estão fugindo de nós! Mas isso acontece porque estamos forçando tanto a nossa mente para algo, que ela fica impossibilitada de encontrar outros caminhos. 

Nesses momentos, faça uma pausa. Tome um café, faça uma caminhada, ligue para alguém e depois retome sua atividade. Esses períodos de descanso para o cérebro podem aumentar — e muito a sua produtividade —, além do que, também podem gerar novos insights!

5. Revise e acrescente os elementos criativos

Agora sim, depois de concluir a escrita, chegou o momento de revisar. Você precisa ler o seu conteúdo para encontrar erros textuais, de escrita e gramaticais. Da mesma forma, durante a leitura e as correções, você terá a oportunidade de acrescentar elementos criativos, ou seja, de "enfeitar" seu conteúdo e torná-lo ainda mais atrativo.

Você precisa fazer isso depois de ter escrito a parte principal para não correr o risco de escrever algo que até seja legal, mas que não cumpre nenhum objetivo. 

O melhor criativo é aquele que cumpre o seu papel, portanto, siga nosso passo a passo da escrita criativa e desfrute de um conteúdo que seja relevante, mas que também tenha aquele toque especial que vai ser a sua cara!

Para acrescentar esses elementos, você pode recorrer a outros passos práticos, como:

  • acessar suas lembranças de referências criativas sobre o assunto — filmes relacionados ao tema, livros, revistas, séries de TV e muito mais;
  • acessar suas referências de assuntos completamente diferentes — para deixar tudo mais inovador, acrescente informações que não estejam limitadas ao assunto principal, mas que possam, de alguma forma, complementar;
  • relembre suas experiências de vida marcantes, mas também as mais simples do dia a dia, que possam enriquecer a escrita;
  • busque referências de quem já escreveu para o mesmo formato que você está escrevendo, mas lembre-se de algo muito importante: buscar referência é diferente de copiar. Não copie ninguém, desenvolva seu próprio conteúdo, sempre buscando oferecer o seu melhor!

Como desenvolver sua escrita criativa?

Para desenvolver sua produção de conteúdo, você poderá comprar o nosso material com o passo a passo da escrita criativa (disponível em breve). Ou também poderá fazer sua pré-inscrição na mentoria em grupo para escrever bem, direcionada a pessoas que desejam trabalhar em áreas em que uma boa escrita é essencial!


🎯 Conheça o PrepMentors — A mentoria personalizada para decolar a sua carreira!

Converse com o Edu, o astronauta da Preparo e saiba qual mentoria funciona melhor para você 👨‍🚀⚡


Escrita Criativa
Como Escrever Textos Criativos
Técnicas de Redação
Mentoria de Carreira
Mentoria Profissional
Profissões
Formatos e modelos de escrita
Roteiro para Apresentação Pessoal
Carta de Apresentação Profissional
Educação profissional
Desenvolvimento profissional

Outras postagens que você pode gostar

© 2023. Todos os direitos reservados.
feito pela  PREPARO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO LTDA