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Employer Branding: estratégias que as grandes empresas usam para atrair e reter talentos

Gabrielli Gomes
Gabrielli Gomes

24 janeiro 2023
Atualizado em: 24 janeiro 2023



Você sabia que com ações de employer branding é possível atrair os melhores talentos do mercado naturalmente? 

O termo Employer Branding, traduzido como ‘’marca do empregador’’, é uma estratégia usada pelas empresas para atrair e reter os melhores profissionais do mercado por meio de uma boa reputação e de uma conexão com bons profissionais.

Esta reputação é construída ao longo do tempo e inclui diversas ações e estratégias capazes de criar para a empresa uma imagem positiva diante dos colaboradores, clientes e potenciais candidatos.

O conceito de Employer Branding está fortemente ligado à área de recrutamento, pois um dos seus principais objetivos é diminuir a taxa de turnover - a taxa de rotatividade entre as empresas. 

Não é à toa que encontramos profissionais das áreas de marketing e RH liderando as iniciativas de marca empregadora em muitas organizações. 

Sendo assim, algumas ferramentas, práticas e processos que podem ser usados na construção e melhoria da marca empregadora são: cultura organizacional, endomarketing, processos seletivos irresistíveis e uma boa integração do colaborador, por exemplo. 


Leia mais em ‘’Como ter uma marca empregadora irresistível para os jovens’’


Pensando na importância de se criar uma marca que atraia os melhores talentos do mercado, separamos neste conteúdo empresas que aplicam o conceito de employer branding e se tornaram cases de sucesso. 


Cases de grandes empresas que aplicam estratégias de employer branding 

  1. Duolingo 


Duolingo é um aplicativo conhecido como o jeito mais popular do mundo de aprender um idioma. A missão da empresa é desenvolver a melhor educação do planeta e torná-la disponível a todos.

A empresa que tem ganhado o coração dos jovens possui um perfil no TikTok que oferece insights e informações personalizadas para candidatos a emprego pela primeira vez. Além disso, possuem benefícios como treinamento em saúde mental e desenvolvimento profissional.

Funcionários reais descrevem os motivos para ingressar no Duolingo como impacto, missão, inovação e cultura - todos incrivelmente importantes para a Geração Z. 

  1. Microsoft 


A Microsoft levanta uma bandeira forte de diversidade e inclusão. Visando promover um espaço que incentiva o desenvolvimento profissional e pessoal, ela investe na mistura de gerações e diversidade cultural, fomentando vários pontos de vista sobre uma mesma ótica. Isso torna o ambiente mais produtivo e inovador.

Além do mais, é uma organização que estimula o protagonismo dos colaboradores e a liderança descentralizada. Os funcionários são incentivados a aprenderem com os erros ao participar de reuniões de alinhamento, feedback contínuo, treinamentos e programas de voluntariado.

  1. Netflix


A Netflix é uma gigante no mercado de streaming e uma das suas ações são reconhecidas por influenciar a qualidade de vida e o bem-estar aos funcionários, por estarem centralizados no colaborador, promovem uma cultura de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Ela também é famosa por investir, de maneira reforçada, nos seus colaboradores. Prova disso é que a Netflix possui, desde 2015, um programa interno de licença parental que cobre todo o primeiro ano dos novos pais e os auxilia a vivenciar o primeiro ano dos filhos.

  1. Google 


Seus fundadores, Larry Page e Sergey Brin, acreditam que uma equipe bem alimentada e que tem tudo o que precisa para ser feliz — incluindo a flexibilidade de trabalhar em seus horários mais produtivos — passará mais tempo em seu local de trabalho e produzirá muito mais e melhor.

Em uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, a Google aparece como o segundo lugar preferido para trabalhar. O livre acesso à comida durante o expediente, o contato com ideias inovadoras, o suporte tecnológico disponível 24 horas por dia, a liberação da entrada de pets nos escritórios e as salas de descompressão são alguns dos fatores que atraem os profissionais e ajudam a construir o employer branding da empresa.

  1. Starbucks


A Starbucks é uma marca baseada em cultura de colaboração, se referindo sempre aos seus colaboradores como parceiros. 

Possuem uma forte presença nas redes sociais - o que é muito atrativo para a Geração Z, que tem uma grande simpatia pelos produtos da marca. Porém, esses canais não são usados apenas para promoção da empresa, mas também para valorizar os seus colaboradores. Em seus perfis das mídias sociais, a empresa reserva espaços para destacar conquistas de seus funcionários. 

Além disso, a organização oferece um excelente pacote de benefícios, como dress code livre, cursos gratuitos, entre outros.

  1. Apple 


Na Apple, a colaboração é mais do que simplesmente trabalhar em conjunto — significa um debate apaixonado e colaborativo.

Cada membro do time da Apple deve se preocupar em exercer somente a sua função com excelência, unindo sempre o belo e o funcional.
No entanto, cada equipe trabalha com um objetivo compartilhado - criar uma experiência de usuário extraordinária.

O resultado disso é o que o mundo conhece: produtos que oferecem uma experiência única e têm o mais alto valor agregado do mercado no qual estão inseridos. Isso sem contar a constante busca por inovação e pioneirismo, que só é possível com um posicionamento interno claro e objetivo.

Saiba como aplicar estratégias de employer branding em sua empresa desde o processo seletivo 

O que todas essas empresas citadas têm em comum - uma vez em que aplicam o conceito de employer branding, é a maneira como demonstram a experiência de viver em um ambiente funcional e flexível desde o processo seletivo. 

Se você quer atrair e reter os melhores talentos do mercado, você precisa começar com um processo seletivo encantador! 

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