CadastroLogin

Estudos apontam: ter jovens na sua equipe é a chave para o sucesso da sua empresa

Gabrielli Gomes
Gabrielli Gomes

06 dezembro 2022
Atualizado em: 06 dezembro 2022

Ter jovens talentos na equipe é cada vez mais valioso para as empresas modernas, na medida em que, os estagiários contratados hoje serão os profissionais com maior potencial para causar impactos positivos no futuro. 

No mercado de trabalho, os jovens da Geração Z buscam um ambiente de autonomia, de crescimento pessoal e profissional. Para os profissionais de RH, é importante reter esses jovens em suas equipes e manter a dimensão das diversidades dentro das áreas. 

Rodrigo Galvão, presidente da Oracle, 
compartilhou “o sucesso de uma empresa está nas pessoas”

A sua carreira de grande sucesso começou apenas com um estágio em 2002 a presidente da Oracle em 2017 aos 35 anos de idade. Rodrigo Galvão ingressou na empresa na área financeira e passou por diversos departamentos da fabricante norte-americana.

Manter seu funil de contratação cheio de candidatos que tenham destreza, senso de urgência em aprender e adaptáveis às mudanças é uma estratégia de planejamento do mercado de recrutamento e seleção a ser mantida e uma característica presente nos jovens talentos. 

Os jovens da geração Z tem uma maneira única de contribuir com o crescimento das empresas, pois eles são: 

  • Nativos digitais: por serem da era da tecnologia, fornecem habilidades e experiências para empresas que buscam inovar e se manter à frente. 
  • Autônomos: gostam de ter senso de pertencimento - como um intraempreendedor, por isso, buscam envolver-se em maneiras novas e criativas de resolver um problema. 
  • Orientados por valores: valorizam os direitos humanos, sustentabilidade ambiental e transparência 
  • Diversidades: não é apenas a geração mais diversificada, mas também procuram por empresas onde a diversidade, inclusão e equidade façam parte. 


Jovens talentos constroem um ambiente inovador 


Para criar soluções inovadoras é necessário entender as dores da população como um todo e ter uma equipe diversificada apoia nas tomadas de decisões, uma vez que esses talentos em sua maioria, representam esses grupos sociais. 

Assim, quanto mais estagiários com ideias e pensamentos distintos fazendo parte de uma mesma equipe, o que é muito importante para um brainstorming, é mais provável ter bons resultados e uma bagagem de experiências.

Estudos apontam que, empresas mais diversificadas também eram as mais inovadoras conforme medido pelo seu mix de receitas. Todas as dimensões da diversidade tiveram correlações estatisticamente significativas com a inovação, tanto individual quanto coletivamente. 

O desafio dos gestores é criar um ambiente de liberdade nos processos da empresa, até mesmo os mais operacionais, dando espaço para que todos possam compartilhar suas ideias. Dessa forma, a equipe se sente mais motivada para criar, empreender e inovar dentro da empresa. 


Jovens talentos carregam diversidade  


A Geração Z carrega uma diversidade cognitiva, que é caracterizada pela junção de pessoas com capacidades, estilos, habilidades e personalidades diferentes em um ambiente. Ao se envolver em situações novas, incertas e complexas, essa pluralidade de perspectivas traz diferentes respostas para as situações. 

Pensar em diversidade de gênero, raça ou orientação é pensar em ter uma equipe com visões de mundo e experiências diferentes, o que por sua vez, resulta em maior conhecimento para tomada de decisões.

A diversidade está associada ao sucesso dos negócios, estudos da Harvard Business Review comprovam que as empresas com mais diversidade racial, idade ou de gênero têm mais receita de vendas, mais clientes e maiores lucros.

É natural para os gestores de uma empresa pensar que, para ter sucesso, uma área precisa ter harmonia. E para isso, acreditava-se que todos os colaboradores tinham que possuir o mesmo ponto de vista e perfil. Mas esse cenário mudou e a importância de ter um ambiente de diversidade pode ser um diferencial, especialmente, na construção de novas oportunidades de negócios. 

A diversidade geracional também pode estar presente no ambiente de trabalho, apesar da grande diferença entre as idades. Gerações passadas carregam experiências que somadas a nova geração enriquecida da tecnologia, gera oportunidades de negócios e crescimento para as organizações. 

Para entender melhor como funciona a diversidade geracional, você a encontra presente no filme ‘’O Senhor Estagiário’’. Um dos principais aprendizados do filme é a relação entre Ben e sua chefe Jules, que conta como cada geração tem muito a aprender com a outra. No filme, Jules se mostra fechada com a presença de Ben, mas logo percebe que a experiência dele poderia trazer a ela conselhos muito úteis. Ben também se surpreende com a determinação da jovem empresária e aprende novas habilidades com ela, inclusive como usar as redes sociais.

O segredo para gerir times diversos está em focar em pontos em comum para reduzir a percepção de adversidades e reforçar a ideia de igualdade.

Se você quer construir esse ambiente de diversidade e inovação, nós temos a solução. 


Criar um ambiente de diversidade e inovação não precisa ser tão desafiador, a Preparo quer ajudar você a se conectar com os melhores talentos para a sua empresa. 

O estágio de férias é uma tendência que está ganhando espaço na área de atração de talentos e é visto como uma ótima oportunidade para as empresas por ocorrer em um pequeno período de até 3 meses. 

Com a Preparo você pode implementar um estágio de férias em sua empresa e atrair talentos de diferentes universidades. 

Quer saber mais? Clique aqui 🚀


Estágio de férias
Summer job
Gestão de pessoas
Recrutamento e seleção
RH
Atração de talentos

Outras postagens que você pode gostar

© 2023. Todos os direitos reservados.
feito pela  PREPARO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO LTDA