5 razões para sua empresa fazer um estágio de férias
Gabrielli Gomes
23 novembro 2022
Atualizado em: 23 novembro 2022
A geração Z ocupa mais de 20% do espaço no mercado de trabalho, por isso, profissionais de RH têm desempenhado um grande papel em busca de estratégias para garantir a atração e retenção de jovens talentos em suas empresas.
No mercado de recrutamento e seleção, utilizar boas estratégias pode garantir que jovens talentos se sintam mais atraídos pela cultura da empresa, uma vez que buscam modelos de trabalho mais flexíveis, humanizados e menos rígidos.
E foi por conta de necessidades como essa, que o programa de estágio de férias, ou ‘’summer job’’ como é conhecido no exterior, ganhou força no mercado brasileiro, sendo implementado em empresas inovadoras nas áreas de pessoas, como BTG, Virgo e Oracle.
O estágio de férias é o programa de estágio de verão que pode durar até 3 meses. Ocorre nos períodos de recesso das aulas dos universitários, geralmente no meio do ano ou nas férias de verão. E proporciona ao estagiário, a oportunidade de entrar no mercado de trabalho e viver grandes experiências em tão pouco tempo, sem afetar o seu comprometimento com os estudos.
VEJA TAMBÉM:
Estágio de Férias: o que é e como implementá-lo em sua empresa:
Se você quer entender melhor sobre a relevância do estágio de férias para os jovens talentos da geração Z no mercado de trabalho, nós da Preparo trouxemos as principais razões para implementá-lo em sua empresa.
1- Oportunidade de conhecer o estagiário antes mesmo de contratá-lo
Não é novidade que empresas dedicam tempo e recursos financeiros para executarem processos seletivos, o que em alguns casos, pode gerar prejuízos quando não há retenção desses talentos.
Com o estágio de férias, as empresas têm a oportunidade de conhecer os estagiários e os avaliarem por meio de projetos fechados, antes mesmo de passar para um estágio regular. Ao conhecer o estagiário, é possível identificar se as suas habilidades atendem aos critérios pré-definidos da área envolvida e como consequência diminuindo as taxas de turnover.
2- Fortalecer a marca empregadora em universidades desejadas
Você já pensou em ter a sua marca como uma das mais escolhidas para se trabalhar?
Employer Branding, que significa ‘’marca do empregador’’ é um conjunto de técnicas e ferramentas para gerar uma percepção positiva do mercado a respeito de sua empresa como local de trabalho.
Isso se dá ao fato de que, jovens talentos se sentem atraídos por empresas que comuniquem cultura e a história da empresa, para que possam se sentir engajados em sua missão, visão e valores, garantindo um significado aos seus esforços.
Assim, a sua marca empregadora pode ser uma das mais escolhidas entre o mercado de trabalho, e você irá atrair sempre os melhores talentos.
3- Enriquecimento para a área envolvida
Para empresas que buscam constantemente novas ideias e avanços tecnológicos, aplicar o programa de estágio de férias pode ser uma ótima oportunidade.
Os estagiários envolvidos em projetos fechados, podem contribuir com ideias e estratégias ideais para o desenvolvimento da área.
4- Criar um banco de talentos
Imagina construir uma rede de contatos qualificados, assim, criando o seu próprio banco de talentos?
Com a estratégia do estágio de férias, profissionais de RH geram um mapeamento de pessoas, que possibilita a contratação no futuro. Isso porque, com o relacionamento estabelecido, ao abrir uma nova vaga, basta entrar em contato com o estagiário e verificar sua disponibilidade e interesse.
Outro benefício é a otimização do processo seletivo. Ao abrir uma nova vaga, analisar cada um dos currículos pode ser um trabalho longo. Com o banco de talentos, essa etapa se torna mais rápida e organizada, economizando tempo e custos.
5- Evitar o fenômeno de Job Hopping em sua empresa
Job Hopping, significa ‘’pular de emprego’’, é uma tendência comum entre profissionais de gerações mais novas que mudam de emprego em busca de novas experiências.
O estágio de férias proporciona a esses talentos a oportunidade de conhecer a cultura da empresa e se conectar em pouco tempo.
Por isso, é importante que profissionais de RH mantenham-se atualizados quanto às necessidades e mudanças das gerações que estão entrando em suas empresas. Essas mudanças podem cada vez mais guiar as ações das áreas de pessoas, contribuindo para novas culturas sejam construídas.
Para aumentar a retenção, evitar quebras de expectativas e diminuir os números de turnover, é necessário que as empresas promovam desafios, crescimento e flexibilidade.
A Preparo quer ajudar você a solucionar esses problemas, conectando você com os melhores talentos e utilizando as estratégias de mercado.
Se a sua empresa tem interesse em implementar o estágio de férias e entender mais sobre o assunto, clique aqui e saiba mais. 🚀