CadastroLogin

Os principais erros para evitar na construção da sua marca empregadora

Dryelly Araujo
Dryelly Araujo

10 maio 2023
Atualizado em: 10 maio 2023

Especialistas em employer branding —  marca empregadora, em tradução livre do inglês, afirmam que os principais erros na construção da marca empregadora impactam significativamente nas decisões de potenciais clientes e candidatos sobre se relacionar ou não com as ações da empresa. Ou seja, a credibilidade diante do mercado poderá ser afetada dependendo da dimensão desses erros.


Justamente por isso, empresas modernas investem em recursos e estratégias para garantir o fortalecimento contínuo de sua cultura, valores e posicionamento para que estejam alinhados com seus objetivos de negócios, bem como reflitam os benefícios, remuneração e ambiente interno de forma atrativa para diferentes perfis de candidatos que deseja atrair e contratar.


>>> Leia o artigo e conheça os principais erros para evitar na construção de marca empregadora da sua empresa.


Erros na construção da marca empregadora ❌

Nessa busca por transformar valores e cultura em um forte atrativo para ampliar o reconhecimento da marca empregadora, muitas empresas cometem erros que podem ser difíceis e muito caros para reverter.



Um exemplo de como a marca impacta a atração de talentos é sobre o aumento das taxas e qualidade de candidaturas nos processos seletivos da empresa. De acordo com o LinkedIn, as empresas com uma marca empregadora forte recebem 50% mais candidaturas de qualidade.

Quanto a retenção de talentos os ganhos de fortalecer continuamente a marca promove estabilidade para a empresa. "As empresas com altos níveis de envolvimento dos funcionários têm 59% menos rotatividade de funcionários", segundo a Gallup.

Assim como ter uma marca empregadora fortalecida otimiza os recursos da empresa, o contrário também acontece,  podendo diminuir e prejudicar a relação com potenciais candidatos, investidores e clientes.


Se a sua empresa já está bem posicionada e deseja agir preventivamente, resumimos os principais erros que acontecem e como eles afetam a atração e retenção de talentos.


Falta de alinhamento entre a cultura e a imagem da empresa

“A primeira impressão é a que fica”. Será mesmo? No caso da impressão sobre a marca empregadora, a resposta é: depende. Depende de como ela deseja ser vista pelo mercado e do quanto a sua empresa se posiciona estrategicamente para conquistar a impressão certa.


E essa impressão não está relacionada a quantidade, e sim qualidade e assertividade.


O erro acontece quando há falta de alinhamento entre a cultura da empresa e a imagem que ela projeta e que podem atrapalhar a definição do posicionamento da empresa e a forma como as pessoas a enxergam, gerando impressões equivocadas e afastando oportunidades melhores de atração de talentos e o aumento do turnover


É comum ver empresas que tentam se apresentar como modernas e inovadoras, mas que, na verdade, possuem uma cultura conservadora e pouco inclusiva. Um detalhe importante sobre esse erro está no desalinhamento e não no tipo de cultura dessas empresas. 

Para evitar esse erro, é preciso garantir que a cultura e os valores da empresa estejam coerentes com a imagem que ela projeta. Por isso é tão importante contratar pessoas que se identifiquem e sejam fiéis à cultura da empresa e que a imagem que a empresa projeta para o mercado reflita isso.


Ignorar o feedback dos colaboradores

Outro erro comum é ignorar o feedback dos colaboradores. Os colaboradores são os primeiros clientes da empresa, porque investem seus recursos de tempo e expertise para unir-se a outras pessoas para transformá-los em serviços para clientes externos.


É importante que a empresa saiba o que seus colaboradores pensam sobre a cultura, os valores e o ambiente de trabalho. Ignorar esses feedbacks pode comprometer a imagem da empresa e afastar candidatos que buscam um ambiente de trabalho saudável e positivo, de acordo com seus valores pessoais.


Para evitar esse erro, é fundamental que a empresa valorize a opinião dos colaboradores e esteja sempre aberta a escutar e compreender o que eles têm a dizer. Realizar pesquisas de clima organizacional e promover a comunicação aberta entre os colaboradores são algumas das estratégias que podem ser adotadas para obter o feedback dos colaboradores.


Não ter um plano de ação definido

Esse é um erro comum e que está ligado ao planejamento de ações importantes para a  construção da marca empregadora. Nesse caso, o plano de ação envolve identificar, criar, comunicar e acompanhar as estratégias para fortalecê-la.


Saber como adequá-las ao público, requer clareza do EVP (Employee Value Proposition) para atrair candidatos e reter os colaboradores.


Para evitar esse erro, é fundamental que a empresa tenha um plano de ação que reforce essa proposta de valor aos colaboradores de forma que desperte o interesse pelas oportunidades. Esse plano deve incluir ações para atração de talentos, como campanhas de marketing de recrutamento e ações para retenção de talentos, como programas de desenvolvimento de carreira e benefícios diferenciados.


Como todo plano, o apoio de um time é essencial para evoluir continuamente e conquistar resultados verdadeiramente relevantes para a organização.


Empresas reconhecidas e que atraem excelentes profissionais o ano inteiro como BTG Pactual, Vórtx, Giant Steps, Oracle — entre outras centenas, já realizaram seu plano de ação com estratégias de employer branding com a ajuda da Preparo


💡 Você também pode criar um plano de ação personalizado de employer branding para atrair talentos de todo Brasil junto com nossos especialistas - Saiba como começar!

Não ter uma presença digital forte

Atualmente, a maioria dos candidatos busca informações sobre as empresas na internet e em plataformas de recrutamento e seleção, por isso, é essencial que a empresa tenha uma presença forte nas mídias sociais.


Para evitar esse erro, é preciso investir em uma presença digital fiel aos valores e princípios da marca de forma eficiente e constante. Apresentar as ações da empresa voltadas para o público interno e externo gera identificação e conexão. 


📢 Veja como a Fintech Vórtx viralizou no Instagram durante o seu programa de estágio: o CEO GENERATION.


Isso significa compartilhar, por meio de conteúdos e eventos online, como exemplo assuntos que reflitam o dia a dia da empresa, propósito, serviços, ambiente corporativo, planos de carreira, benefícios, as tecnologias, conquistas, mudanças, oportunidades, e tudo  aquilo que a empresa acredita que poderá desempenhar um papel importante para se fortalecer como marca empregadora.


Muitas empresas intensificam a presença nas redes sociais, produzindo conteúdo relevante sobre a área de atuação para atrair candidatos e promovem eventos online ou presenciais (hackathons, mentorias, cursos, palestras, visitas ao escritório) para universitários. 

Saiba como realizar eventos de employer branding como esse 🚀


Essas ações repercutem nas redes sociais e outros canais de comunicação, e promovem resultados positivos para ambos. Para a empresa, a conquista de espaço e reconhecimento, pois ações como essa incentivam compartilhamentos e depoimentos das pessoas que participam para a sua rede de contatos. Bem como a atração de talentos de forma orgânica com custos mais eficientes nos processos de recrutamento e seleção.

👉👀 Veja o depoimento de jovens talentos que participaram dos últimos eventos de employer branding do #BTGFazTechNaFacul


Por outro lado, os participantes têm acesso a aprendizados com profissionais seniores,  prêmios, convites para processos seletivos, networking etc. Com isso, conseguem ganhar vantagem competitiva e estarem mais preparados para o mercado de trabalho. A satisfação promovida por meio por diferentes de formas de se conectar e fortalecer a presença digital, contudo personalizadas para o público-alvo da empresa, reverbera o propósito dessas ações.


Como sua empresa pode evitar erros ao construir uma marca empregadora forte?

Evitar esses erros é só a pontinha do iceberg. Personalizar as estratégias para a sua marca empregadora é o que irá destacar e fortalecer a sua empresa.


Simon Sinek destaca que as pessoas se conectam emocionalmente com empresas que têm um propósito claro e valores compartilhados. "Ao comunicar a marca empregadora com base no "porquê", a empresa pode criar uma conexão emocional com seus colaboradores e candidatos em potencial, o que pode levar a um ambiente de trabalho mais motivador e produtivo".


Planejar e executar cada uma dessas ações demanda tempo das atividades dos líderes e dos profissionais de aquisição e atração de talentos, fazendo com que demorem para chegar à forma mais adequada para os seus objetivos.


Nesse processo e nos erros mencionados, o que acaba acontecendo é que muitas empresas se esforçam para projetar uma imagem positiva no mercado de trabalho, mas acabam parecendo inautênticas aos olhos dos candidatos. De acordo com um artigo da Harvard Business Review, isso pode levar a altas taxas de rotatividade, pois os funcionários se sentem enganados pela empresa.


Para saber exatamente se a sua empresa precisa começar ou retomar ações de employer branding, esta é a pergunta-chave para o ponto de partida:


— Oferecer uma experiência autêntica e coerente, comunicar claramente a cultura e os valores da empresa e oferecer uma experiência positiva de recrutamento para os potenciais candidatos é uma prioridade na sua empresa? 


Se a resposta for sim, a boa notícia é que sua empresa já tem o essencial para começar: a decisão de se tornar uma marca empregadora com uma reputação muito bem posicionada.


Prevenir esses erros agora, é uma forma de evitar as consequências negativas e custosas que a maior parte deles têm. Com a ajuda da Preparo, você pode executar cada etapa, desde o planejamento das ações de employer branding até a contratação, investindo em experiências com universitários de alto potencial.


É possível fortalecer sua marca empregadora e garantir a contratação de jovens talentos sem perder tempo e dinheiro! 🚀

👉 Clique aqui e receba o contato do nosso time especialista em Employer Branding


Employer Branding
Manual de Employer Branding
Aquisição de Talentos
Cultura Organizacional
Inbound Recruiting
Erros de Employer Branding
Construção de Marca Empregadora

Outras postagens que você pode gostar

© 2023. Todos os direitos reservados.
feito pela  PREPARO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO LTDA