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Como a Fintech Vórtx Atraiu Mais de 3.000 Talentos de Todo o Brasil Para o Seu Programa de Estágio

Vórtx
Vórtx

24 abril 2023
Atualizado em: 22 maio 2023

Com um programa de estágio audacioso para todo Brasil e a promessa de desenvolver a nova geração de futuras lideranças da empresa, a empresa Vórtx lançou seu 1º Programa de Estágio estruturado com a maior remuneração já vista no mercado. 


A campanha de divulgação do processo seletivo em parceria com a Preparo não só atraiu milhares de candidatos, como também viralizou no TikTok e no Instagram com mais de 300 mil visualizações, aumentando o reconhecimento da marca empregadora.


Sobre a Vórtx

A Vórtx se posiciona no mercado como uma Infratech do mercado de capitais. O propósito da empresa é descomplicar o mercado de capitais e viabilizar as transações de investimento por meio da tecnologia. O objetivo é criar uma plataforma para melhorar o processo operacional que ainda é complexo e desintegrado. 


Atualmente, a empresa conta com mais de 250 pessoas colaboradoras. Para conduzir os times, a área de pessoas da Vórtx é chamada de Employee Experience ou EX. Essa é a área que implementa as estratégias para os times e adota a metodologia de design thinking com a qual constroem jornadas pensadas para a melhor experiência das pessoas na empresa.



🔹Desafios da Vórtx 

Até o ano de 2020, a Vórtx tinha uma marca pouco conhecida em termos de processos seletivos e programas de estágio e queriam mudar esse cenário.


Um dos motivos relacionados à baixa atração de candidatos, era que as pessoas não entendiam muito bem o que a Vórtx fazia. Por serem atividades de back-office do mercado de capitais, poucas pessoas tinham o conhecimento das soluções e áreas de atuação da empresa. 


A empresa já tinha um setor voltado para recrutamento e seleção, a área de EX, como já citado acima. Porém, por ser uma área da empresa mais focada no fortalecimento da cultura interna e análise de desempenho dos times, as atividades de recrutamento eram terceirizadas, principalmente das vagas de entrada (como posições de estagiário, júnior, trainee e pleno). 


Por ser uma empresa que teve um crescimento acelerado nos últimos anos e por ser a 1ª Infratech do mercado de capitais, a Vórtx entendeu que novas estratégias eram necessárias para atrair candidatos qualificados que acompanhassem o ritmo da empresa. 


Foi nesse momento que o ambiente de uma das universidades de maior prestígio entre empreendedores do Brasil conectou as duas empresas: Vórtx e Preparo.


🔹A parceria: Vórtx e Preparo

A Vórtx conheceu a Preparo por meio do programa de empreendedorismo do Insper, em que o Juliano Cornacchia, CEO da Vórtx, conheceu o Marcos Vinícius, CEO da Preparo. Nessa época, a Vórtx decidiu ir além da parceria para atração de talentos e passou a ser uma das investidoras da Preparo. O principal foco da parceria era atrair pessoas qualificadas, principalmente os jovens. 


🎯A Vórtx tinha como objetivo mudar de vez a média de inscrições por processo seletivo. 


Desde o início, a Preparo foi a empresa que ajudou a Vórtx a criar e solidificar os programas de atração de talentos para as posições de entrada. Antes do CEO Generation, foram construídos outros programas de estágio: o Vórtx Next, edição do programa de estágio de férias e o Vórtx Woman, programa de estágio exclusivo para as mulheres com foco na diversidade de gênero. 



🔹Como a Preparo ajudou a Vórtx a fortalecer a sua marca empregadora entre os jovens 


A competitividade por candidatos é muito acirrada, principalmente entre empresas tecnológicas.
A concorrência com outras empresas do mesmo setor que já possuem programa de estágio estruturados é um desafio constante. 


A Vórtx já era a empresa que jovens talentos gostariam de trabalhar: excelente estrutura física e financeira, gestão e liderança próximas, ótimo nível técnico dos times, soluções de negócios inovadoras, uma cultura colaborativa e de alto desempenho forte, bom pacote de remuneração e benefícios e possibilidade de plano de carreira. 


Então, o que faltava para aumentar o número de inscritos nos programas?


Era preciso externalizar esse ambiente de trabalho. Deixar com que mais pessoas conhecessem a cultura organizacional e tais benefícios para criar proximidade com o público-alvo. Dessa forma, mais candidatos de alto nível iriam participar dos processos seletivos dali em diante e ajudariam a propagar a experiência e os valores da marca. 

 

A proposta de fortalecimento da marca empregadora — Employer Branding —, era uma das metas do time de EX da Vórtx. A Preparo desempenhou um papel fundamental no auxílio do fortalecimento da marca entre os jovens e no alcance dessa meta.


Foi um trabalho construído ao longo de algumas edições de programas de estágio personalizados como esses mencionados anteriormente — Vórtx Next e Vórtx Woman. A marca se tornou reconhecida e os resultados de atração de candidatos mudaram bastante. 



🔹Por que criar um programa de estágio para formar lideranças?

Quando a liderança da Vórtx se propôs a fazer novas contratações, a ideia se baseou em focar em estagiários regulares durante dois anos. No entanto, esse formato não se diferenciava muito dos programas de estágio da maioria das empresas. 


Então, como diferenciar um programa de estágio entre as centenas que existem?


A ideia do CEO Generation surgiu em uma conversa estratégica entre líderes e o CEO da Vórtx, em que o objetivo de contratações era a seguinte: a formação de líderes. O desafio era atrair talentos que conseguissem evoluir dentro da empresa e fizessem parte, inclusive, dos planos de sucessão.



A expectativa do CEO da Vórtx, Juliano Cornacchia, era que com a chegada dos novos talentos “essa liderança crescesse nas interações dentro da própria empresa”. Por isso, de forma inovadora, o programa não foi fixado para apenas uma área de atuação. 


A dinâmica do período do estágio do CEO Generation também foi um diferencial, porque foi pensada para que os candidatos selecionados passassem pelas áreas macro da empresa — conhecido como job rotation. Dentre essas 4 áreas estão: tecnologia, produto, gestão e negócios.



🔹Como foi construído o primeiro e maior Programa de Estágio da Vórtx?

Com grandes empresas, vêm grandes responsabilidades. A chave para todas as ações acontecerem no tempo hábil para atrair candidatos qualificados, exigiu um planejamento bem estruturado e tecnologia de ponta a ponta durante o processo seletivo.


Um recrutamento de grande porte como esse é composto de muitos processos entre as duas empresas e os candidatos. Por isso, para transmitir segurança e transparência, a Preparo entregou um plano de ação do programa de estágio CEO Generation para a Vórtx, a fim de deixá-la a par de cada detalhe das ações individuais e conjuntas. 


Depois disso, a Preparo cuidou de tudo antecipadamente, desde o cronograma com abertura do programa, divulgação, datas e entregas até a fase final. Tudo passo a passo de como iria ocorrer e tudo funcionou bem, afinal, seguiu um planejamento conciso.


Esse empenho na construção do cronograma foi fundamental para que a Vórtx tivesse o controle de tudo e também para a Preparo executar o melhor possível em cada fase do programa. 

 

A estrutura e todas as etapas do programa foram coordenadas pelo time de EX da Vórtx com o apoio da Preparo. 


A Preparo promoveu toda a tecnologia necessária para que a empresa pudesse fazer o  Acompanhamento de Candidatos do começo ao fim (ATS end-to-end) assim como contribuiu com o seu know-how em gestão de programas de recrutamento e seleção personalizados para a nova geração



🔹 Seleção mais eficaz com foco em performance 

A intenção do time de EX da Vórtx era realizar uma seleção livre de viéses, sem priorizar a formação ou localização, mas sim para as habilidades e potencial dos candidatos.



A Preparo possui mais DE 700 FILTROS para você identificar e selecionar o perfil ideal para as vagas da sua empresa.

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A Preparo viabilizou esse objetivo por meio da plataforma, na qual englobou a divulgação, as candidaturas e a gestão integral de todas as etapas do processo seletivo do programa, que aconteceu no período de 21 de novembro a 07 de dezembro de 2021. 


Por ser uma plataforma com uma base de talentos robusta e estar conectada a mais de 200 instituições de Ensino do Brasil, o número de aplicações foi de 3.000 candidatos das mais diversas cidades e regiões do país.



“O foco não eram os requisitos, mas sim o potencial das pessoas” 

Os requisitos do CEO Generation iam de encontro às demandas das gerações atuais, em que a democratização para o acesso às vagas é fundamental. Para participar do programa, o requisito essencial era estar matriculado(a) em qualquer curso de graduação, com vínculo com a faculdade até o final do período do estágio. 


Não buscamos experiências e sim, potencial. Gostar do ambiente de investimentos e ter interesse nos assuntos que permeiam as atividades do mercado de capitais e tecnologia também é um diferencial”, destaca Carolina Ottoboni, Head de Employee Experience e líder do programa.


A líder também afirmou que a busca por pessoas que pudessem contribuir com “a revolução que estamos provocando no mercado de capitais e construir uma carreira recheada de desafios únicos em nosso time”,  atraiu candidatos de alto potencial e com os mesmos interesses. 


O recurso de testes das habilidades comportamentais e técnicas da Preparo foram essenciais para a seleção assertiva dos talentos que possuíam maior fit cultural com a empresa e com a vaga. 


Na Preparo você faz contratações com 8 vezes mais eficiência do que as formas tradicionais e com redução de 90% do seu tempo de triagem. 


🔹Bolsa-auxílio e benefícios 

Um outro grande diferencial foi a bolsa auxílio de R$ 4.000,00, sendo uma das maiores já vistas, despertando a curiosidade do público-alvo. 

A principal razão para oferecer uma bolsa tão fora do comum foi com base na cultura da Vórtx em proporcionar a melhor experiência para todas as pessoas colaboradoras, de modo que os estagiários não precisassem se preocupar com questões financeiras e se dedicassem às atividades com mais tranquilidade e foco. Além de ter como foco o reconhecimento de seus talentos, com base em desempenho e fit cultural.


Além da bolsa-auxílio, os principais benefícios incluíram:

  • vale-refeição (R$ 34,00/dia);
  • seguro de vida;
  • assistência médica;
  • assistência odontológica;
  • vale-transporte;


Além desses benefícios, ao final do programa todos os estagiários que permanecerem até o final do programa, receberão um bônus financeiro bastante competitivo como reconhecimento da performance e contribuições que trouxeram à Vórtx. 


🔹 De estagiários a líderes — trilha de desenvolvimento
 

O cronograma do programa de estágio foi dividido em um tempo de dedicação semestral, em que os estagiários desenvolveram um projeto. 


Para a construção do entregável, cada estagiário teve seu tempo alocado da seguinte forma: 50% no desenvolvimento do projeto e 50% em atividades da área, para conhecer o dia a dia e as funções relacionadas. 


A Head Carolina ressaltou:  “Isso é o legal do estágio, viver a rotina da área e do ambiente corporativo, aprender a construir alianças e conhecer o mecanismo da empresa. Isso ninguém ensina, é aprendido no dia a dia.” 


Dessa forma, a trilha de desenvolvimento do estagiário durante o programa foi elaborada para que ele possa desempenhar atividades técnicas e comportamentais, além das tarefas de rotina, como:


  • Certificação do CPA-20 - como o conteúdo programático é ligado ao mercado de capitais e possui atualizações técnicas importantes para atuação na função, os estagiários serão convidados a fazer e passar nessa prova, durante o período do estágio.
  • Desenvolvimento de competências para o futuro do trabalho - por meio de trilhas de conhecimento oferecidas pela Vórtx, programa de mentoria com profissionais seniores da empresa e plantões junto ao time de Tecnologia para apoio no desenvolvimento dos projetos.


Empenhar-se no desenvolvimento dessas trilhas garante que “principalmente em um ambiente como o nosso, de tecnologia e regulamentações que mudam rapidamente — que está mais ligado às certezas do que incertezas — a  adaptabilidade é essencial para eles estarem no mercado de trabalho, tanto do agora como do futuro.” ressaltou Carolina.


As trilhas da universidade Vórtx também permeiam o contrato do estágio e outras capacitações internas, que são customizadas de acordo com as habilidades do grupo selecionado.


A Head Carolina afirma que “entender os gaps dos candidatos selecionados antes de delimitar uma trilha, possibilita programar algo mais personalizado de acordo com as necessidades de cada um e da empresa”.


Como foi dito anteriormente, no CEO Generation, os estagiários trocam de área a cada seis meses para poderem conhecer o negócio. Para acompanhar o desempenho e evolução há um ranking interno, onde eles são avaliados pelas entregas que são analisadas pela liderança. 


Essa avaliação de desempenho mesmo após passar no programa, ajuda a reconhecer os destaques que serão o bônus financeiro ao final dos dois anos de estágio, de acordo com a posição no ranking. Além de possibilidade de efetivação ao longo do 2º ano do programa e participação nos processos seletivos internos.


Uma transformação com esse programa foi a adaptação e nível de amadurecimento das áreas para recebê-los e direcioná-los para tocar desafios de negócios importantes para a empresa.


🔹Objetivos, soluções e resultados do CEO Generation


Sabíamos que era preciso um grande destaque e uma mensagem de impacto que ajudasse o público-alvo a entender quem é a empresa Vórtx e como seria a experiência de trabalhar na empresa. 


Os objetivos da Vórtx com esse programa de estágio eram:

  • aumentar a notoriedade da marca empregadora;
  • ser vista como uma empresa que contrata jovens de alto nível;
  • facilitar o reconhecimento dos Employee Value Proposition (EVP);
  • atrair candidatos multidisciplinares, com uma trajetória bem diferente;
  • formar um grupo diverso — de diferentes regiões, cursos e experiências;
  • realizar um processo de seleção ágil e sem vieses;
  • contratar melhores jovens do Brasil para se tornarem futuros líderes.


Foi então que a Preparo desenvolveu toda a identidade visual do programa e passou a  criar vídeos sobre a experiência do estagiário nas redes sociaisTik Tok e Instagram — e sobre a remuneração e benefícios do programa. 


Em pouco tempo de divulgação, esses conteúdos viralizaram nas duas redes.

Resultados dos vídeos do CEO Generation nas mídias sociais - 📽️Reprodução Instagram e Tik Tok


A expertise da Preparo na comunicação de programas como esse, alavancou o número de inscrições e ultrapassou todas as expectativas.


O sucesso e repercussão do CEO Generation ficaram marcados com a grande proporção nas mídias. Uma delas com a publicação sobre o programa de estágio, no site de notícias Money Times


Um outro marco importante, foi que um dos jurados do programa Shark Tank e fundador da Chilli Beans — maior marca de óculos e acessórios da América Latina, o Caito Maia — contribuiu com a divulgação da oportunidade em suas redes sociais.  


🔹 Nem só de candidatos se faz um programa de estágio

Os maiores desafios antes da colaboração da Preparo eram:

Comunicação com os candidatos 

Ao abrirem as vagas por si mesmos, sem uma plataforma de ATS, havia uma dificuldade de não conseguirem responder, enviar feedbacks e fazer o gerenciamento das etapas. 


Solução

A Preparo orquestrou e integrou toda a comunicação do programa. Nesse sentido, ajudou a Vórtx a criar uma identidade positiva perante os candidatos, tanto no contato direto sobre a evolução das etapas quanto na gestão de dúvidas e informações. 


Treinamento e suporte dos recrutadores 

Uma das etapas envolvia a construção e resolução de um Business Case em uma dinâmica em grupo. Para isso, a maior dificuldade era acompanhar os envios, divisão e agendamento dos grupos para a apresentação e definição dos critérios de avaliação.


Solução

Além da sugestão sobre o tipo de Business Case mais apropriado para a seleção, a  Preparo também contribuiu com o treinamento dos gestores e recrutadores, para conseguirem avaliar os candidatos durante e após as apresentações do Business Case. 


Outra ferramenta importante que a Preparo contribuiu durante a fase de seleção, foi na elaboração do sistema de pontuação para avaliação assertiva com base nos critérios definidos.


⚡ Resultados:

  • Estruturação do 1º programa de estágio regular;
  • 3.000 inscrições de diversas regiões do país;
  • Candidatos de nível técnico muito alto, mesmo com requisitos flexíveis;
  • Alto nível de engajamento dos candidatos do começo ao fim do processo seletivo; 
  • 32 candidatos selecionados, time diverso e multidisciplinar;
  • Fortalecimento da marca empregadora;
  • Aumento no número de seguidores nas redes sociais da empresa;
  • Viralização de conteúdos — alcance de 30 mil visualizações no Tik Tok e Instagram.


Além da expertise da Preparo em estruturar, planejar e contribuir com a execução do processo seletivo, outras ações contribuíram com os resultados do CEO Generation:


  • plataforma de fácil usabilidade para candidatos e para empresa
  • recursos precisos para filtros e acompanhamento dos candidatos;
  • integração com plataformas de comunicação como o  WhatsApp;
  • automatização do envio de feedbacks e testes de acordo com a evolução em cada etapa;
  • suporte em todos os canais de contato com o público-alvo;
  • assertividade nas estratégias para a viralização de conteúdos sobre o programa em plataformas como Instagram e TikTok.

O trabalho feito em conjunto entre a Preparo e o time de marketing e EX da Vórtx ampliou ainda mais a divulgação e gerou resultados surpreendentes para a conscientização do papel da Vórtx no mercado de capitais, bem como o fortalecimento do Employee Value Proposition (EVP) entre universitários, Instituições de Ensino e candidatos do programa. 


✍️Depoimento Vórtx


"Desde que iniciaram a jornada aqui no Furacão, nossos CEOs Generation encerraram o primeiro ciclo de projetos apresentando seus resultados para todo o time. Foram inúmeros desafios, aprendizados, mão na massa e trabalho em equipe, que resultaram em projetos únicos, com impacto super positivo para a Vórtx e nossas rotinas.

Encerramos este ciclo com a sensação de que, mais uma vez, nossos caçadores e caçadoras de tornado foram além. E seguimos com aquele friozinho na barriga, diante dos desafios e aprendizados que estão por vir. Sem contar o carinho e a admiração que eles e elas plantaram por aqui.


Muita emoção envolveu as apresentações de projetos ao longo desses meses e isso nos deixou com aquele sentimento de orgulho, ansiosos e ansiosas pelo que ainda vem por aí. O apoio da Preparo foi fundamental pra conseguirmos trazer tantos talentos para o time. A disponibilidade do time e proximidade, para buscar atender às necessidades do programa fizeram com que o CEO Generation gerasse todos os impactos que tem gerado e elevasse o patamar das entregas por aqui." Bruna Alves Nonato — Employee Experience Vórtx

Depoimento de Rodrigo Cerveira - CMO Vórtx


📍Os resultados da conclusão do programa estarão disponíveis no final de 2023. 


De acordo com os feedbacks dos gestores da Vórtx,  os candidatos selecionados estão performando muito bem e foram surpreendidos com um nível técnico e de engajamento elevado apresentado nas atividades da empresa.

Essa é a história entre Preparo e Vórtx, que ainda não acabou e tende a render novos cases de sucesso como esse. 


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