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Um bom lugar para trabalhar vai muito além de escorregador, jogos e puffs coloridos

Dryelly Araujo
Dryelly Araujo

02 maio 2023
Atualizado em: 31 maio 2023

Atualmente, muitas empresas se esforçam para criar um ambiente de trabalho descontraído, com espaços de lazer e atividades diversas para seus funcionários. Embora isso possa parecer uma boa estratégia para atrair jovens talentos, o fato é que a imagem de uma empresa como um bom lugar para trabalhar vai muito além disso.

Por isso,  é tão importante entender como apresentar a sua empresa para aqueles que serão os futuros colaboradores. Antes, que tal entender melhor o que significa ter uma marca empregadora forte? 🤔

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Uma marca empregadora forte é sinônimo do quê? 

Para uma empresa ser considerada uma marca empregadora forte, despertar o interesse e reter talentos “é fundamental que a empresa tenha uma cultura organizacional sólida e valores bem definidos para que possa construir uma imagem positiva como empregadora." (Revista Carreira e Pessoas, 2020)

Essa estratégia é conhecida como Employer Branding, traduzido como marca empregadora, porém o conceito é muito mais amplo e criado para para alinhar dois elementos básicos: 

  1. O desejo de jovens talentos de trabalharem em empresas que se tenham valores  e cultura semelhantes ao seus
  2. Do lado das organizações, fortalecerem uma imagem coerente e atrativa com o que de fato podem oferecer para os talentos da nova geração.

Há há 3 aspectos dos benefícios do employer branding, segundo os autores Ambler e Barrow (1996):


1. no aspecto funcional, a empresa oferece oportunidades de envolvimento e desenvolvimento da carreira do profissional, o que aumenta o seu valor de pertencer à empresa;

2. no aspecto econômico, a empresa pode oferecer um salário competitivo e outras recompensas, o que gera uma vantagem competitiva de capital humano e diminui a taxa de turnover;

3. no aspecto psicológico, a empresa pode criar um sentimento de pertencimento à marca, alinhamento de ideias e perspectivas, cultura, valores e propósito, o que leva o indivíduo a desejar trabalhar na empresa.



Ou seja, a convergência desses benefícios representa uma marca empregadora forte. No entanto, é essencial expandir essa imagem para além da empresa. Assim, pessoas qualificadas e com fit cultural desejarão fazer parte desse ambiente.


Como o Google, Nubank e TOTVS fortalecem sua marca empregadora e atraem talentos de todo o mundo?



Google

O Google é uma das empresas líderes em estratégias de employer branding, e atração de talentos da geração Z é uma das suas principais metas.

Uma das principais estratégias do Google é a criação de uma cultura empresarial forte e uma missão clara e inspiradora. A empresa tem como objetivo organizar as informações do mundo e torná-las acessíveis a todos, e essa missão é refletida em sua cultura empresarial. 


O Google também participa de eventos voltados para jovens talentos, como feiras de emprego e hackathons, para se conectar diretamente com candidatos em potencial.


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Outra estratégia importante do Google é a oferta de programas de desenvolvimento de carreira e oportunidades de crescimento. A empresa oferece programas de treinamento, mentorias e projetos desafiadores para seus colaboradores, incentivando-os a crescer e a desenvolver suas habilidades.


Perceba que o Google incentiva a inovação e a colaboração e valoriza a diversidade e inclusão dentro e fora do ambiente de trabalho por meio de suas ações integradas em posicionamento da marca empregadora em eventos corporativos e educacionais, como apoiador à frentes de negócio que se desenvolve e investe.


Nubank 

O Nubank tem uma cultura empresarial inovadora e uma forte presença digital, o Nubank é uma empresa que atrai jovens talentos que buscam um ambiente de trabalho desafiador e dinâmico.


O Nubank é conhecido por suas estratégias de marketing criativas e inovadoras que ajudaram a empresa a se destacar no mercado e atrair talentos de forma rápida e barata em comparação com outros concorrentes. Algumas dessas ações incluem:


  • Marketing viral nas redes sociais: o Nubank é conhecido por criar campanhas virais nas redes sociais que geram engajamento e alcance orgânico. Em 2018, por exemplo, o Nubank lançou uma campanha no Twitter com a hashtag #NuDay que gerou mais de 20 mil menções e ajudou a empresa a se destacar como uma marca empregadora.


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  • Branding em eventos de tecnologia: o Nubank é presença constante em eventos de tecnologia, como a Campus Party e a São Paulo Tech Week, onde a empresa pode se conectar com talentos de tecnologia e apresentar sua cultura e valores como empregadora. 


  • Blog e redes sociais corporativas: o Nubank mantém um blog e redes sociais corporativas atualizadas e informativas que ajudam a empresa a construir sua marca empregadora e a se comunicar com potenciais talentos. Esse conteúdo ajuda a empresa a se destacar como uma empresa que valoriza seus funcionários e que oferece oportunidades de carreira desafiadoras.


TOTVS 

A TOTVS é uma empresa de tecnologia que oferece soluções de software empresarial para diversas indústrias. Em 2020, a empresa foi eleita uma das 100 melhores empresas para trabalhar no Brasil, segundo a pesquisa realizada pela revista Você S/A. A empresa também recebeu o prêmio Top Employers Brasil em 2021, que reconhece as empresas que oferecem excelentes condições de trabalho para seus colaboradores.


Uma das principais estratégias de employer branding da TOTVS é a oferta de benefícios e programas que incentivam o bem-estar e o equilíbrio entre vida profissional e pessoal de seus colaboradores.


A empresa oferece uma política de horário flexível, programas de saúde e bem-estar, além de programas de desenvolvimento de carreira e educação.


Além disso, a TOTVS investe em tecnologia para melhorar a experiência dos seus colaboradores em seu ambiente de trabalho. A empresa implementou soluções de inteligência artificial para tornar seu processo seletivo mais eficiente e transparente, e também oferece ferramentas digitais para facilitar a comunicação e a colaboração entre seus colaboradores.


A TOTVS também comunica de forma clara sua missão e valores em suas redes sociais e eventos voltados para jovens talentos e participa de feiras de emprego e hackathons para se conectar diretamente com candidatos em potencial.


Como sua empresa pode se inspirar e se beneficiar de estratégias de employer branding para atrair talentos?

Como vimos nos exemplos do Google, Nubank e TOTVS, é fato que o employer branding está diretamente relacionado à gestão de pessoas. 


Para que a sua empresa possa se beneficiar e apresentar as vantagens de potenciais talentos desejarem trabalhar na sua empresa, é imprescindível que a sua empresa esteja presente — digital ou presencialmente, onde esses talentos estão. 


Seja em eventos em que sua empresa promoverá algum assunto de interesse dos talentos, desafios como hackatons ou competições, feiras de negócios e profissões ou ainda como tema principal. O mais importante é conseguir atrair a atenção e abrir o canal de comunicação com os futuros e potenciais colaboradores. 



Assim, a sua empresa ganha reconhecimento entre os colaboradores que já atuam na empresa, proporcionando diferentes experiências de carreira e fortalecendo o ambiente e cultura dentro da sua organização.

Entre aqueles que almejam conhecer o ambiente de trabalho e estão buscando entender melhor os desafios dos negócios também acontece o mesmo. Esse tipo de oportunidade fará com que sintam-se beneficiados por terem contato com essas informações por meio dos profissionais que atuam e conhecem o dia a dia da empresa.


De pequenas à grandes empresas, há um time especialista envolvido nessas estratégias de planejamento de atração, recrutamento e seleção.


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