CadastroLogin

Como ir bem em entrevistas de estágio?

Aprenda com Bill Gates como responder as perguntas mais comuns em entrevistas de emprego e qual o objetivo de cada resposta.

Nicolly Alencar
Nicolly Alencar

23 maio 2022
Atualizado em: 24 maio 2022

Bill Gates em uma entrevista de emprego

Quando vemos alguém que já chegou no topo, fica difícil imaginar como essa pessoa sairia se estivesse na nossa posição. Mas até essas pessoas tiveram que passar por desafios da vida cotidiana, seja no começo ou no decorrer de suas carreiras. É o caso do Bill Gates, que foi convidado a interpretar um engenheiro de software júnior em uma entrevista de emprego.

Dividimos a entrevista em três partes e você poderá ver como Gates escolheu responder às perguntas:


  • Parte 1 - Por que devemos contratá-lo?
  • Parte 2 - Quais seus pontos fortes e fracos?
  • Parte 3 - Quais as suas expectativas?

O vídeo completo está disponível em inglês no Youtube, mas separamos as perguntas mais comuns para você entender como aplicar na sua próxima entrevista e ter acesso a nossa análise sobre as respostas. 

1. "Por que devemos contratá-lo?"

"Você deve olhar para os códigos que eu construí. Faço programas de software que vão muito além de todas as aulas das quais já participei. Acredito que fiquei melhor com o tempo, então é possível notar o quanto sou ambicioso."

Além disso, consigo trabalhar bem com as pessoas. Posso criticar seu código de forma um pouco mais dura, mas, no geral, gosto de fazer parte de uma equipe. Gosto de objetivos ambiciosos e de pensar em como podemos antecipar o futuro. Trabalhar com software é muito legal, e eu quero estar envolvido em projetos desse tipo." 

As melhores vagas de estágio- Tech, Marketing, Mercado Financeiro↗

Análise da resposta: 

Gates é conciso. Em menos de 30 segundos, ele dá ao entrevistador um resumo claro de por que deveria ser contratado. Ele não precisou usar a palavra “paixão” para mostrar seu entusiasmo pela área. Essa característica fica evidente quando ele revela que o que aprendeu vai além da sala de aula e que adora trabalhar em equipe para resolver grandes problemas. 

A resposta do bilionário também demonstra um alto padrão de excelência, importante qualidade que os recrutadores procuram e admiram em um candidato. Na verdade, seus padrões são tão altos, que ele até critica desempenhos abaixo da média. 

Observe como ele conseguiu  amenizar o comentário com um acompanhamento: “Mas, no geral, gosto de fazer parte de uma equipe”. Ele também sorri quando diz isso, o que suaviza a colocação. 

2. "Quais são os seus pontos fortes e fracos?"

"Bom, não sou alguém que sabe muito sobre marketing. Eu não gostaria de ser um vendedor. Mas sou fascinado por posições que permitem a criação de produtos e análise dos recursos. Acompanho a história do setor, leio sobre os erros que foram cometidos. Portanto, definição e criação de produtos são meu forte. Se você tem uma equipe com os especialistas em clientes, vendas e marketing, não vou ocupar o lugar deles, mas gostaria de trabalhar em conjunto".



Análise da resposta: 

O fundador da Microsoft não chama a atenção para uma fraqueza, nem oferece uma resposta banal como “eu sou um perfeccionista”. Em vez disso, ele simplesmente aborda as funções para as quais não é adequado. 

Em mais uma resposta curta, Gates é muito claro sobre seus pontos fortes e onde ele se encaixa na equipe. Ele não está procurando um emprego de marketing ou vendas, mas é um engenheiro nato e é aí que está sua paixão. 

Ele conclui a sua resposta com um argumento sincero de como ele poderia melhorar uma equipe. Em seu livro “Hit Refresh” (“Aperte o F5”, na edição em português), o CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse que ele e Gates procuram pessoas que sejam apaixonadas por aprender. 

Alguém que está apto a absorver de tudo é mais desejável do que um já sabe tudo. Assim, Gates lembra ao entrevistador que ele está em constante aprendizado, dizendo que adora ler sobre a indústria e aprender com os erros do passado.

Fique atualizado sobre vagas - Preparo


3. "Quais as suas expectativas de salário?"

"Espero um bom plano de opções de compra de ações. Sou capaz de correr riscos e acho que a empresa tem um grande futuro, então prefiro ser recompensado em papéis em vez de dinheiro. Ouvi dizer que outras empresas estão pagando muito, mas prefiro saber sobre as ações."

Análise da resposta: 

Com essa resposta, ele se posicionou com uma visão de futuro, mostrando que acredita no crescimento da empresa, tem plena confiança no seu trabalho e no que pode oferecer, como "correr riscos".

Também mostrou que pesquisou sobre o mercado que está atuando e fez um comparativo entre as opções de proposta mais populares e as que ele valoriza como mais pertinentes para ele.

Estratégias utilizadas por Bill Gates em uma entrevista de emprego

Com essa simulação, podemos analisar quais as principais estratégias utilizadas por Gates e como você pode treiná-las: 

  • Destaque suas principais habilidades e como elas podem ser úteis para a empresa;
  • Aponte seus pontos fortes, demonstrando que trabalha bem em equipe e que tem apreço pela excelência e/ ou características valorizadas pela empresa em questão;
  • Demonstre seus objetivos com o futuro e como estão alinhados com os da empresa.

ASSISTA - PARTE 1 Por que devemos contratá-lo - Entrevista o Bill Gates | PARTE 2 Quais seus pontos fortes e fracos - Entrevista com Bill Gates

Curtiu as respostas?

Já anote o que você faria diante das perguntas acima e assista aos vídeos para analisar outros elementos, como postura, tom de voz, expressões e afins.


PRATIQUE PARA SUA PRÓXIMA ENTREVISTA 🚀

Encontre a vaga ideal para você na Preparo - Empregabilidade de jovem para jovem


Outras postagens que você pode gostar

© 2023. Todos os direitos reservados.
feito pela  PREPARO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO LTDA